Diversos assuntos foram tratados nas reuniões das Áreas Pastorais deste mês de agosto. Entre eles, um destaque especial foi dado a temática do Mês Vocacional. O tema do Mês Vocacional é “Cristo Vive! Somos suas testemunhas” e o lema “Eu vi o Senhor! (Jo 20,18)”.
O tema nos remente à Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit, do Santo Padre Francisco, enviada aos jovens e a todo o povo de Deus, e trata sobre o discernimento Vocacional. O Papa inicia seu texto dizendo: “CRISTO VIVE: é Ele a nossa esperança e a mais bela juventude deste mundo! Tudo o que toca torna-se jovem, fica novo, enche-se de vida. Por isso as primeiras palavras, que quero dirigir a cada jovem cristão, são estas: Ele vive e quer-te vivo! Está em ti, está contigo e jamais te deixa. Por mais que te possas afastar, junto de ti está o Ressuscitado, que te chama e espera por ti para recomeçar. Quando te sentires envelhecido pela tristeza, os rancores, os medos, as dúvidas ou os fracassos, Jesus estará a teu lado para te devolver a força e a esperança”.
O lema do Mês Vocacional nos remete a Santa Maria Madalena. No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi até o túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro. Ela viu que a pedra do túmulo tinha sido removida... Depois, ela viu Jesus, de pé, mas não sabia que era Jesus. Foi quando Ele lhe perguntou: “Mulher, por que você anda chorando? Quem é que você está procurando?”. Maria pensou que era o jardineiro, e disse: “Se foi o senhor que levou Jesus, diga-me onde o colocou que eu irei buscá-lo”. Então Jesus lhe disse: “Maria”. Ela virou-se e exclamou em hebraico “Rabuni!” (que quer dizer: Mestre). Jesus disse: “Não me segure, porque ainda não voltei para o Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: ‘subo para junto do meu Pai, que é o Pai de vocês, do meu Deus, que é o Deus de vocês’”. Então Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”. E contou o que Jesus tinha dito.
Outros assuntos também foram tratados nas Reuniões tais como o lançamento do Diretório sobre o Sacramento da Ordem; o 2º encontro dos Referenciais Paroquiais da Pastoral da Educação e Cultura; a 41ª Romaria Arquidiocesana em Honra a Nossa Senhora Aparecida; a temática do Mês da Bíblia 2022; a Mensagem do Papa Francisco para o VI Dia Mundial dos Pobres; as ordenações diaconais dos seminaristas Joelmar de Souza e Dalcinei Sacheti. Um destaque especial foi dado à primeira fase do Sínodo 2021-2023: o trabalho dos Referenciais Paroquiais, das Equipes de Escuta, do Clero, da Equipe Arquidiocesana para o Sínodo, dos grupos e pessoas que participaram das rodas de escuta sinodal e à Síntese Arquidiocesana.
Foto: Fernando Luis Concatto - Pascom