Nas reuniões das nove Áreas Pastorais da Arquidiocese de Passo Fundo está sendo refletido o que alguns Documentos da Igreja dizem sobre “o que é uma Paróquia?”. O objetivo desta reflexão e aprofundar alguns elementos teóricos tendo em vista a elaboração do novo Diretório Arquidiocesano no tocante a Administração das Paróquias e da Arquidiocese.
Participam das reuniões Presbíteros, Diáconos e Lideranças Leigas das Comunidades, especialmente, integrantes de Conselhos Paroquiais de Pastoral e Conselhos de Assuntos Econômicos.
Segundo o Arcebispo de Passo Fundo, Dom Rodolfo Luís Weber, “a convivência diária prolongada nos anos pode ocultar a beleza e a grandeza das paróquias, como nos acomodar em coisas erradas que necessitam de renovação. Por isso se faz necessário refletir sobre o essencial. O que é uma paróquia? Qual a sua finalidade e missão? Qual a sua relação com a Diocese e a Igreja Universal? Quais são os meios de manter a unidade e a comunhão? Quem é responsável? Como devem ser administrados os bens temporais?”.
A teologia e as diretrizes fundamentais da reflexão partem dos documentos do Concílio Vaticano II, de documentos dos últimos Papas e das Conferências do Episcopado Latino-Americano. Um destaque é dado ao Documento número 100, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Comunidade de comunidades: uma nova paróquia. Em outubro, nas reuniões das Áreas Pastorais, serão abordados aspectos administrativos das Paróquias.
Outros assuntos também fazem parte da pauta das reuniões, como por exemplos, a 40ª Romaria Arquidiocesana em Honra a Nossa Senhora Aparecida, a reconfiguração da Pastoral da Educação e o Mês da Bíblia com o lema “Pois todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d).
Foto: Reunião da Área de David Canabarro
Fonte: Cordenação Arquidiocesana de Pastoral