Os Presbíteros da Arquidiocese estão realizando o seu Retiro Anual, no Recanto Medianeira, em Veranópolis – RS, de 22 a 26 de agosto.
No início do Retiro, durante a oração inicial, foi realizada uma memória da missão pastoral na Arquidiocese de Passo Fundo, dando um destaque a fé em Jesus Cristo Vivo do qual somos suas testemunhas; a devoção a Nossa Senhora Aparecida – “Mãe do Amor, mulher de sabedoria”; a primeira fase do Sínodo 2021-2023; os novos Diretórios Arquidiocesanos (sobre a Organização das Comunidades, sobre a Sagrada Unção dos Enfermos e sobre o Sacramento da Ordem); os 40 anos da Itepa Faculdades; o testemunho do Monsenhor João Benvegnú e de outros presbíteros falecidos. Em seguida, o pregador do Retiro, Dom Leomar Brustolin, Arcebispo de Santa Maria, proferiu a primeira meditação, apresentando alguns aspectos da situação eclesial e social em que vivemos. Nas outras meditações, durante a semana, Dom Leomar buscou iluminar a situação com frases/perguntas bíblicas tais como: Onde estás? O que procuras? Quem dizes que eu sou? A quem procuras?
Durante o Retiro houve várias Celebrações Eucarísticas e a recitação da Liturgia das Horas. Também aconteceram: momento mariano, celebração penitencial com confissões, oração vocacional, meditação de texto do Papa Francisco sobre a missão presbiteral.
Segundo o Pe. Pedro Acco, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, de Barra Funda, “estamos vivendo alguns dias de louvor a Deus e gratidão pela vida, vocação e, neste ‘pós-pandemia’, agradecendo a saúde e a perseverança. A vida hoje não está fácil pra ninguém, daí a necessidade que temos de sermos fortes deixando Deus falar e buscando, na convivência fraterna, na oração e no encontro com o Senhor, firmar sempre mais o próprio ‘sim’ a Deus, no serviço aos irmãos, em vista do Reino”.