Teve início neste Domingo de Ramos, 10 de abril, a Semana Santa, que se estende até o próximo domingo de Páscoa, 17. O Domingo de Ramos celebra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, a Morte e a Ressurreição.
Este domingo é chamado assim porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão por onde o Senhor passaria montado num jumento. Com isso, Ele despertou, nos sacerdotes da época e mestres da Lei, inveja, desconfiança e medo de perder o poder. Começa, então, uma trama para condená-Lo à morte.
O pároco da Paróquia São Cristóvão, Pe. Vanderlei Bervian, explica que a liturgia nos mostra como Jesus foi acolhido com alegria e aclamado como rei e Filho de Davi, os ramos verdes simbolizam essa alegria, essa aceitação de Jesus, e logo em seguida este mesmo povo que o acolheu e o aclamava gritava "crucifica-o".
“É o grande dilema da humanidade, as vezes a favor e facilmente pode ser manipulado a gritar pedindo a morte. É o momento que cada um de nós cristãos somos convidados a nos posicionar, de que lado nós estamos? Pedindo a crucificação de Jesus, negando nossa fé a ele, lutando contra os valores evangélicos ou nos colocamos ao lado de Maria e de seus discípulos que foram fiéis até o fim?”
Informe-se na Secretaria Paroquial de sua paróquia sobre a programação da Semana Santa em sua comunidade e participe!
Amanda Nascimento
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br