Arquidiocese

31.Ago - Presbíteros testemunhas da Esperança
Presbíteros testemunhas da Esperança

Entre os dias 26 e 30 de agosto aconteceu o retiro anual dos presbíteros da Arquidiocese de Passo Fundo. O orientador foi o Pe. Humberto Robson de Carvalho, da Arquidiocese de São Paulo e membro da Comissão Nacional de Presbíteros.

Houve várias reflexões envolvendo o tema: Presbíteros testemunhas da Esperança. O tema aponta que o presbítero é convidado a se tornar sinal da presença de Cristo, portador do amor misericordioso de Deus. As reflexões abordaram principalmente a dimensão humana do ser presbítero. Em primeiro lugar olhando para Jesus Cristo que assume nossa humanidade. Assim como Jesus Cristo foi profundamente humano, o presbítero será capaz de realizar a sua missão com profundidade na medida que sua humanidade se aproximar da humanidade de Cristo. Tratando também da importância da família para sustentar essa dimensão humana.

O encontro com Cristo acontece na concretude da existência humana e nela o presbítero faz a descoberta profunda de sua vocação. O presbítero também tem a necessidade do cuidado consigo, entendendo que, como um ser humano, o presbítero tem suas limitações e fraquezas, necessitando se cultivar e contar com as pessoas que o rodeiam para enfrentar os desafios da missão.

A reflexão passou também pelo tema da diocesaneidade, como a espiritualidade do presbítero diocesano, destacando a importância do envolvimento, o sentido de pertença e o amor para com a diocese, o povo de Deus que dela faz parte e o próprio bispo, de quem os presbíteros são chamados a serem colaboradores. Nesse sentido recordou-se dos bispos e presbíteros que já fizeram parte da história dessa arquidiocese e já não estão entre nós.

Durante o retiro os padres também realizaram mais uma conversa no Espírito como parte do processo sinodal que a Igreja está realizando e que terá a segunda etapa da Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos em outubro deste ano. Mais informações sobre essa conversa no Espírito podem ser obtidas aqui no site da Arquidiocese.

Por: Pe Dalcinei Sacheti

Fonte: Pascompf