Em continuidade à campanha da Fraternidade de 2022, a Pastoral da Educação e Cultura, em parceria com a ECOPAZ e Itepa Faculdades, está promovendo o evento “Diálogos de Esperança: fraternidade e amizade social”. A atividade terá início na quinta-feira, 22 de setembro, e contará com a assessoria do teólogo leigo e professor uruguaio Diego Pereira Rios, de Montevidéu.
O Pacto Educativo foi lançado pelo Papa Francisco, em 2019, tendo por propósito realizar um amplo diálogo e articulação com as Igrejas cristãs, as diferentes tradições religiosas, as instituições educativas (escolas, universidades), os órgãos governamentais e com a sociedade civil em prol de uma educação que tenha por perspectiva a formação humana integral e solidária com a Casa Comum. O Papa Francisco apresenta sete propostas educativas para serem assumidas por todos: colocar a educação a serviço desenvolvimento integral da pessoa humana, considerando-a o centro dos processos educativos; escutar as vozes das crianças e da juventude; promover e valorizar a mulher; ver a família como o primeiro e indispensável sujeito educador; abrir-se à acolhida dos vulneráveis e marginalizados; renovar a arte da política e da economia como essenciais para a vida em sociedade; cuidar e preservar a Casa Comum.
Confira a programação:
22 de setembro (quinta-feira)
10h: Palestra “A Fratelli Tutti e o Pacto Educativo Global do Papa Francisco”
Local: Itepa Faculdades
23 de setembro (sexta-feira)
19h30: Palestra “Fratelli Tutti e o Pacto Educativo Global do Papa Francisco” “Encontro com lideranças pastorais da Área Pastoral de Guaporé.
Local: Salão Paroquial de Guaporé
24 de setembro (sábado)
13h: Encontro ECOPAZ “Fortalecendo os vínculos de fraternidade e amizade social”
20h: Celebração da vida ao redor da fogueira