Arquidiocese

11.Set - PASTORAL DA EDUCAÇÃO PREPARA ENCONTRO COM PROFESSORES DO ENSINO RELIGIOSO
PASTORAL DA EDUCAÇÃO PREPARA ENCONTRO COM PROFESSORES DO ENSINO RELIGIOSO

Na tarde do dia 10 de setembro, reuniu-se a Comissão de Educação da Arquidiocese encarregada de preparar um encontro com professores de ensino religioso, a ocorrer em 2025. Alem dos membros da Comissão, a reunião contou com  a presença do Arcebispo Dom Rodolfo Luis Weber, do  Coordenador de Pastoral, pe. Ari Antônio dos Reis, do prof. Humberto Herrera da Comissão de Educação e Cultura da CNBB, do Pastor Adércio Kronbauer representante do Conselho de Ensino Religioso (CONER) de Passo Fundo. A Comissão analisou e deu encaminhamentos ao projeto Realidade do Ensino Religioso nas Escolas: Escuta e Diálogos, fruto de discussões que vêm sendo protagonizadas pela Pastoral da Educação.

Compreende-se que a missão dos professores do Ensino Religioso (ERE) ganha relevância no contexto da crise que vivenciamos, tendo em vista a perspectiva de uma educação humanizadora que prima pela formação integral e solidária, conforme apregoa a Doutrina Social da Igreja. No caderno de estudos da CNBB Ensino Religioso no Brasil – novos desafios e novas perspectivas, enfatiza-se que precisamos refletir sobre ele, apontar caminhos para seu fortalecimento onde ele está sendo ministrado, e implementá-lo aonde ainda não faz parte do processo educacional. Desde 2010, o Conselho Nacional de Educação definiu o Ensino Religioso como Área de Conhecimento específico, mas a forma de sua abordagem nas escolas, ainda precisa ser melhor definida, considerando-se a diversidade religiosa do nosso País, bem como as diferentes práticas pedagógicas em curso.

Em nossa realidade arquidiocesana, este desafio é premente. Mesmo que historicamente sempre houvesse uma contribuição muito efetiva da pastoral da educação nesta área de conhecimentos, o fato é que nos últimos anos aconteceu um distanciamento e consequente desarticulação em relação aos professores que atuam, especialmente, nas escolas públicas. Preocupados com isso, de forma recorrente, tem-se refletido sobre a necessidade de uma retomada de diálogo e contribuição da pastoral da educação neste campo específico.

Este projeto tem o propósito realizar um primeiro passo de aproximação com os professores que atuam nesta área, buscando promover uma escuta sobre a realidade da docência do Ensino Religioso (ERE) no contexto das Escolas, a fim de retirar indicativos para ações propositivas que venham contribuir ao fortalecimento dos professores e da Escola, bem como possa delinear a melhor maneira da Pastoral da Educação contribuir em sua missão educativa. Planeja-se realizar o encontro logo após a Páscoa, no dia 23 de abril de 2025, na Casa de Retiros em Passo Fundo.

Passo Fundo, 11 de setembro de 2024

Diácono Silvio Antonio Bedin