No último dia 22 de novembro ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado o XI Fórum Estadual de Ensino Religioso, que foi promovido pelo Conselho de Ensino Religioso do Estado do Rio Grande do Sul (CONER/RS). Representando a Pastoral da Educação da Arquidiocese estiveram participando as professores Maria Teresa Dal Moro e Maria Arlete Pereira, além do Padre Leonardo Maria Foschiera, coordenador da seccional do CONER de Passo Fundo. A programação contou com a exposição e debate de vários assuntos em diferentes mesas redondas, com o tema principal “Ensino Religioso como direito do estudante para a formação integral”.
Dentro das diferentes falas que foram proferidas, destacamos algumas que foram significativas para o trabalho na Pastoral. O professor Sérgio Junqueira entende que o Ensino Religioso tem a intenção de fazer conhecer, entender e respeitar as diferentes tendências e espaços de manifestações religiosas, contribuindo para superar a intolerância, posicionar-se a favor do reconhecimento, diálogo e do respeito interreligioso.
Já a professora Mara Souza, representante da Secretaria de Estado da Educação destaca que infelizmente não há formação sistemática para os professores que atuam com este componente curricular, atribuindo a responsabilidade desta formação aos supervisores escolares. Destaca ainda que há subsídios no site da Secretaria Estadual de Educação, como cadernos de ensino Religioso e outros materiais ligados ao Referencial Curricular Gaúcho.
Por último, destaco a fala da Dra. Rosangela Rosa, promotora de Educação que rememorou o artigo 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que dispõe sobre a oferta do Ensino Religioso nas escolas públicas. Salientou ela, que a LDB dispõe sobre a necessidade de vedar o proselitismo e de promover vivências de conhecimento interreligioso, e que este componente curricular faz parte da formação integral. Sugere também um trabalho de iniciação às práticas restaurativas pautadas pela comunicação não violenta.
Muitas outras intervenções foram feitas, sempre valorizando, elevando o Ensino Religioso a “Carro-chefe” no currículo Escolar, na perspectiva da espiritualidade. Quando o Ensino Religioso for valorizado, isso repercutirá no espaço escolar.
A Pastoral da Educação da Arquidiocese está organizando um encontro com professores de Ensino Religioso previsto para acontecer em 23 de abril de 2025, na Casa de Retiros em Passo Fundo.
Profª Maria Teresa Dal Moro
Pastoral da Educação e Cultura
Arquidiocese de Passo Fundo
Fonte: ASCOM - Elisabete Gambatto