Neste domingo, 13 de novembro, a Igreja irá celebrar o VI Dia Mundial dos Pobres, que tem como lema neste ano "Jesus Cristo fez-Se pobre por vós" (cf. 2 Cor 8,9), a temática é uma sadia provocação para ajudar a refletir sobre o estilo de vida adotado pelas pessoas atualmente e as inúmeras pobrezas da humanidade nos dias de hoje.
As Pastorais Sociais da Arquidiocese de Passo Fundo elaboraram uma série de materiais para serem trabalhados pelas comunidades a partir desta data, dentre eles consta um folheto informativo, contendo os destaques da Mensagem do Papa Francisco para o dia.
São eles:
A solidariedade com os pobres: “A comunidade de Jerusalém debatia-se com sérias dificuldades devido à carestia que assolara o país. [...]. No caso dos pobres, não servem retóricas, mas arregaçar as mangas e pôr em prática a fé através de um envolvimento direto, que não pode ser delegado a ninguém”.
Riqueza e pobreza: “Devemos refletir sobre o valor que o dinheiro tem para nós: não pode tornar-se um absoluto, como se fosse o objetivo principal. Um tal apego ofusca o olhar, impedindo de reconhecer as necessidades dos outros. O ídolo da riqueza acaba por acorrentar a uma visão efêmera e falhada da vida”.
Um testemunho: “Nunca deixemos de ser, em tudo, pobres, irmãos dos pobres, companheiros dos pobres; sejamos os mais pobres dos pobres, como Jesus, e como Ele amemos os pobres e rodeemo-nos deles”.
Além deste material impresso, as Pastorais Sociais também elaboraram uma série de 12 vídeos relacionados ao VI Dia Mundial dos Pobres, que estão sendo publicados diariamente até o sábado, 12 de novembro, no Facebook e Youtube da Arquidiocese de Passo Fundo. Clique aqui e acesse a playlist no Youtube, onde contém os vídeos publicados até o momento. Os vídeos são publicados às 10h e 16h, até o sábado.
Cáritas Arquidiocesana
Nos dias 10, 11 e 12 de novembro, a Cáritas Arquidiocesana, em conjunto com os grupos da Economia Solidária, realizarão uma mostra na entrada da Galeria da Solidariedade onde irão motivar para a reflexão sobre os dados alarmantes da fome no Brasil. Na oportunidade irão disponibilizar uma caixa para a doação de alimentos, mas também, ajudados pelo texto do Papa Francisco, questionar os reais motivos da fome e da pobreza.
Amanda Nascimento
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br