Na última quinta-feira, dia 01 de setembro, o Padre Cassiano Pertile, do clero da Arquidiocese de Passo Fundo, fez sua defesa da Dissertação de Mestrado na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, PUC-SP, Campus Ipiranga. Durante o período de construção do Mestrado, Padre Cassiano dedicou seus estudos à área da Teologia Bíblica do Novo Testamento, voltando-se para a pesquisa em Escritos Joaninos e Introdução ao Novo Testamento.
A banca avaliadora foi composta pelos professores Pe. Dr. Cláudio Francisco de Oliveira, Pe. Dr. Boris Agustín Nef Ulloa e pelo orientador Professor Dr. Matthias Grenzer. Após apresentação da Dissertação e considerações gerais, os avaliadores concederam nota máxima à pesquisa intitulada: “Grão e pão: o saber camponês de Jesus de Nazaré”. Conforme os membros da banca destacaram: “o texto é resultado de uma pesquisa atualizada que contempla o resgate da antropologia neotestamentária semita, que compreende, em linhas gerais, o ser humano inserido na obra da criação como cooperador de Deus”. Além disso, o texto da Dissertação de Mestrado faz um resgate da Teologia do pão tendo como ponto de partida os pães de cevada multiplicados por Jesus em João 6,9.13.
Conforme destacou o Padre Cassiano, é uma alegria poder celebrar a conclusão desta caminhada acadêmica e colocar o aprendizado a serviço da Igreja, em prol da construção do Reino de Deus. E frisou ainda sua gratidão à Arquidiocese de Passo Fundo por permitir o estudo, à sua família pelo apoio constante e à CAPES, órgão ligado ao Ministério da Educação, que subsidiou os estudos por meio da bolsa-taxa.