Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Arquidiocese
 
11.Ago - Orientações da Arquidiocese a respeito dos Sacramentos de Iniciação à Vida Cristã
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Orientações da Arquidiocese a respeito dos Sacramentos de Iniciação à Vida Cristã

endo em vista a pandemia do Coronavírus, as indicações para o distanciamento social e as dúvidas que surgem em cada paróquia, a Arquidiocese de Passo Fundo emitiu, nesta segunda-feira, 10, um ofício com orientações para a administração dos Sacramentos de Iniciação à Vida Cristã. O documento é assinado pelo arcebispo de Passo Fundo, Dom Rodolfo Luís Weber, pelo Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, padre Ivanir Antonio Rampon e pela Coordenadora da IVC na Arquidiocese, Mirte Santina. 

 

O documento ressalta que cada sacramento é um tesouro e, portanto, devem envolver zelo pastoral em sua admnistração e, também, deve ser administrado com responsabilidade. "A metodologia vai requerer adaptações e criatividade pastoral. O que não pode ser feito é ignorar, ou relativizar, ou atropelar a IVC", coloca o texto. 

 

Leia o ofício na íntegra:

 

Saudações fraternas.

 

A pandemia do COVID-19 influenciou diretamente a Iniciação à Vida Cristã - IVC. A metodologia da IVC envolve o ser inteiro do catequizando, o seu contato frequente com a comunidade de fé e vice-versa. Dimensões fundamentais que o distanciamento social impediu de realizar.

 

É verdade que a IVC não ficou parada e muitas iniciativas, principalmente virtuais, foram sendo tomadas para manter aquecido o coração dos catequizandos, de seus familiares ou responsáveis.

 

O tempo foi passando e a pandemia continua ainda sem previsão de terminar. Surgem as perguntas de quando será possível fazer as primeiras comunhões e as crismas? Qual orientação seguir. Propomos alguns princípios:

 

A) Recordando que cada sacramento é um tesouro. Um tesouro a ser descoberto, procurado, desvendado e vivido. A graça sacramental deve frutificar e quando o sacramento for administrado encha de alegria quem o recebeu e toda a Igreja. Por isso, todos os sacramentos requerem um zelo pastoral na sua preparação e uma administração zelosa.

 

B) A pandemia rompeu o ritmo “normal”. Por isso, não é possível uniformizar, neste momento, em toda a Arquidiocese como deve ser a IVC. Além disso, temos paróquias com muitos catequizandos e outras com poucas. Muitos párocos assumiram este ano novas paróquias e não tiveram tempo de conhecer a nova missão. A metodologia vai requerer adaptações e criatividade pastoral. O que não pode ser feito é ignorar, ou relativizar, ou atropelar a IVC.

 

Quando administrar os sacramentos:

1. Batizados: Já foi emitida a orientação sobre o Batismo em 18 de junho de 2020. 
2. Primeira Eucaristia: O discernimento de quando e como deve ser feito em cada paróquia. 
3. Crismas previstas para 2020 são adiadas. Assim que as comunidades paroquiais perceberem que tem condições para administrar o Sacramento da Crisma, depois de terem feito a preparação adequada, entrem em contato com o arcebispo. A agenda será ajustada para atender os pedidos em qualquer época do ano.

 

Com frequência se escuta que 2020 foi “um ano perdido”. Na compreensão cristã do tempo como kairós falar de “ano perdido” é uma avaliação errada. Se olhamos o tempo apenas no aspecto cronológico, comercial, quantitativo esta afirmação, para parte da sociedade, faz sentido. Porém, vivendo o tempo na ótica de kairós será o ano que mais ficará gravado na nossa memória e deixará marcas profundas na Igreja e na sociedade. Certamente, quando perguntarem aos nossos catequizandos quando fizeram a catequese, quando foram batizados, quando fizeram a primeira comunhão ou quando foram crismados não falarão de 2020 como “ano perdido”.

 

“Quem nos separará do amor de Cristo? Tribulação? Angústia? (...) nem outra criatura qualquer (coronavírus?), será capaz de nos separar do amor de Deus por nós, manifestado em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm8,35.39). Na certeza de São Paulo, nem os contratempos que estamos vivendo, o adiamento dos sacramentos, o distanciamento social .... nos vão separar do amor de Cristo.

 

Mirte Santina
Coordenadora da IVC

Pe. Ivanir Antônio Rampon
Coordenador de Pastoral 


Dom Rodolfo Luís Weber 
Arcebispo


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2025 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.