Arquidiocese

01.Ago - MÊS VOCACIONAL 2024
MÊS VOCACIONAL 2024

No ano de 1983, agosto foi instituído o mês vocacional pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Desde então, durante este mês dedicado às vocações, a cada domingo é celebrada uma das vocações específicas da Igreja, sendo elas: ministros ordenados, matrimônio, vida consagrada e ministérios leigos/catequistas. O objetivo é incentivar todo o povo de Deus a rezar pelas vocações, mas também suscitar novas e santas vocações para continuar a missão evangelizadora que incide do Batismo, que é a fonte que brota todos os ministérios da Igreja.

Neste ano, o tema proposto para o mês vocacional é: “Igreja: uma sinfonia vocacional”. Para entendermos a proposta, cabe salientar que “sinfonia” é uma palavra de origem grega que significa “todos os sons juntos”, em uma cantiga harmoniosa. Ao compreendermos a Igreja como uma sinfonia vocacional, tomamos consciência, que, assim como uma sinfonia tocada por uma orquestra, há uma partitura, e esta é fundamental para entoar a música de modo harmônico; assim é também com todas as vocações unidas e distintas em harmonia, que juntas na sinodalidade irradiam no mundo a vida nova do Reino de Deus.

Já o lema está em sintonia com o Ano da Oração: “Pedi, pois, ao Senhor da Messe” (cf. Mt 9,38). Este, por sua vez, destaca a necessidade de confiar na oração suplicante ao Cristo que toca os corações, dá sentido à vida e encanta para o seu seguimento. A promessa de Jesus, o Bom Pastor, é que não irá faltar operários e operárias para trabalhar na sua messe, mas para isso, é imprescindível rezar pelas vocações de maneira harmoniosa. Não esqueçamos o que disse o Papa Francisco: “As vocações nascem na oração e da oração; e só na oração podem perseverar e dar fruto”. Por isso, com mais ardor, nossas famílias e comunidades são convidadas a intensificar a oração pelas vocações nos encontros e celebrações, numa grande sinfonia vocacional.

Em nossa Arquidiocese de Passo Fundo, tradicionalmente, o mês vocacional é celebrado nas paróquias, com publicações e com atividades a nível arquidiocesano com o propósito de fomentar vocações e ajudar, de modo especial, os adolescentes e jovens, a construírem o seu projeto de vida e darem passos no discernimento vocacional.

Como peregrinos da esperança, vamos falar bem, convidar e rezar pelas vocações?

Que Nossa Senhora Aparecida, Mãe das Vocações, nos ajude a viver o projeto de Jesus Cristo e interceda junto a Deus por nossas vidas, vocação e missão.

Um frutuoso Mês Vocacional para todos nós!

Pe. Érico Martins

Coordenador do

Serviço de Animação Vocacional (SAV)

da Arquidiocese de Passo Fundo