O mês de outubro está cada vez mais próximo, e com ele se aproxima a Romaria Arquidiocesana de Nossa Senhora Aparecida, considerada a segunda maior celebração do país em homenagem à padroeira. Em 2022, a festa, que acontece no dia 09 de outubro e reúne milhares de fiéis em Passo Fundo, chega na sua 41ª edição e já está sendo preparada por diferentes equipes de voluntários que se dividem no trabalho de concretizar a proposta da Romaria. Neste ano, o lema - “Maria, Mãe do Amor, mulher de sabedoria!” – segue a reflexão proposta pela Campanha da Fraternidade e tem como ponto de partida a educação.
Inspirações para o lema
A escolha do lema da 41ª romaria de Nossa Senhora Aparecida tem presente a Campanha da Fraternidade 2022, com seu tema “Fraternidade e educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). A Campanha da Fraternidade tem como ponto de partida a realidade da educação. Todavia, a temática é mais ampla, apontando para uma postura de vida que também pode ser contemplada em Maria, diante do seu “sim!” e da sabedoria de quem guarda no coração e medita a vontade de Deus para si e para seu povo. Ela é Mãe do Amor, pois gerou a Jesus Cristo, manifestação do amor divino à humanidade.
Outras realidades e acontecimentos iluminarão a oração do Povo de Deus na procissão. Em âmbito local, temos a continuidade do lançamento dos diretórios arquidiocesanos e a conclussão da fase local do Sínodo. Enquanto Igreja do Brasil é possível destacar o ano eleitoral e o desafio da consciência política dos cristãos, a Campanha da Fraternidade e a sintonia com as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Um olhar global chama atenção para os efeitos da pandemia, especialmente entre os mais pobres, a continuidade da guerra na Ucrânia, Síria e outros territórios, e a urgência em assumirmos a questão ecológica.
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br