Aprofundar o conhecimento a respeito da liturgia, a partir do terceiro capítulo do Documento de Estudos da CNBB sobre a Música Litúrgica foi o objetivo do Encontro Arquidiocesano da Pastoral Litúrgica que, no dia 10 de novembro, reuniu cerca de 60 lideranças paroquiais da Arquidiocese.
Em um primeiro momento o padre Ivanir Rampon, coordenador arquidiocesano de pastoral, deu as boas vindas a todos e lançou o desafio para que, cada vez mais, a liturgia seja casa de Iniciação à Vida Cristã, centrada na Palavra de Deus. Também, ele destacou que este é um ministério para conduzir a uma Igreja comunidade de comunidades e para fortalecer a opção por uma liturgia misericordiosa e profética a serviço da vida.
Responsável por trabalhar os aspectos da primazia da assembleia, isto é, a ideia de que todo o canto litúrgico deve estar a serviço da comunidade reunida para celebrar o Mistério Pascal de Jesus Cristo, o padre Tiago Guimarães, vigário na paróquia São José, em Passo Fundo, abordou, também, a importância de celebrar o mistério e de se envolver nos ritos que estão sendo celebrados. Ainda, o padre Mateus Danieli, pároco na paróquia Bom Jesus, em Carazinho, fez algumas observações a respeito dos cantos de acordo com o tempo litúrgico e alguns limites encontrados pelas equipes paroquiais - com os instrumentistas e os critérios dos cantos escolhidos para a celebração. "Como o tempo foi curto, o desafio é que as equipes se reúnam para estudar o material que foi entregue e que, aos poucos, todos os envolvidos na liturgia das comunidades possam dar passos no que significa cantar a liturgia", destaca o padre.
Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br