Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Arquidiocese
 
09.Dez - Irmã Franciscana Cristiane Götz fará votos perpétuos neste mês
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Irmã Franciscana Cristiane Götz fará votos perpétuos neste mês

No dia 18 de dezembro, a irmã Cristiane Maria Götz, natural do interior de Tapera/RS, fará sua consagração definitiva a Deus. Irmã Cristiane pertence à Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora. Para falar um pouco sobre sua vocação, convidamos Irmã Cristiane para responder algumas perguntas que você confere na íntegra abaixo.

 

PASCOM: Poderia falar um pouco sobre você e como sentiu o chamado?

 

Irmã Cristiane: Meu nome é Cristiane Maria Götz, filha de Eugênio Paulo e Lúcia Götz, tenho dois irmãos mais velhos: André e Fernando. Sou natural do interior de Tapera/RS, em Vila Raspa - comunidade Santo Antônio, Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompéia.

 

Desde criança sentia a inquietação do chamado, buscava mais do que somente formar uma família, mas de inicio não era claro para mim o ser irmã, ser uma religiosa consagrada. Em meio às inquietações da vida, em 2013, recebi o convite para fazer o Cursilho de jovens na Diocese de Erexim. Eu aceitei e, a partir daquele momento, minha vida mudou. Numa ação concreta promovida pelo Cursilho junto à Romaria de Fátima, eu conheci as Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora. Ali compreendi que o Senhor me chamava a ser religiosa.

 

PASCOM: Como foi sua formação com as Irmãs Franciscanas?

 

IC: Após diálogo com a irmã responsável pela animação vocacional, iniciei acompanhamento e ela foi visitar minha família. No início de fevereiro de 2014 ingressei na casa de formação Lar de Nazaré, em Marau/RS para etapa do pré-Postulantado.  No dia 24 de maio do mesmo ano iniciei na etapa do Postulantado, que na época era interprovincial, e a casa de formação estava em Chapecó/SC. Em 31 de janeiro de 2015 ingressei no Noviciado, que para nossa Congregação são dois anos de formação, um ano de noviciado canônico e um de experiências missionárias. Para o noviciado canônico retornei à Fraternidade Lar de Nazaré em Marau. No segundo ano, realizei minha experiência pastoral na Fraternidade Betânia, em Passo Fundo/RS, auxiliando no cuidado das irmãs idosas e enfermas. Foi aí que surgiu em mim o desejo de cursar o Técnico de Enfermagem, para cuidar das pessoas doentes.

 

Depois de retornar à casa do noviciado para uma formação mais intensa e realizar retiros espirituais, em 14 de janeiro de 2017, na Gruta Nossa Senhora de Lurdes, em Marau/RS, fiz minha primeira Profissão religiosa, tornando-me Irmã Franciscana Missionária de Maria Auxiliadora.

 

Fui enviada para continuar a missão no cuidado das irmãs na Fraternidade Betânia, em Passo Fundo, e nesse tempo também cursei o Técnico em Enfermagem, Massoterapia e diversas disciplinas do Bacharelado em Teologia na Itepa Faculdades. Em janeiro de 2021 fui transferida para fraternidade do Hospital Santa Isabel de Gaurama/RS para atuar junto ao hospital e residencial que a Congregação mantém.

 

PASCOM: Como foi sua caminhada eclesial até o momento?

 

IC: A caminhada eclesial começou na família onde, desde criança, aprendi os valores cristãos, o cultivo da oração, a devoção à Nossa Senhora de Fátima com a oração do terço e sempre, para concluir, a oração pelas vocações. Com a família participei da missa dominical e aprendi a vivência concreta do amor às pessoas, através da visita às famílias e aos doentes. Atuava nas pastorais paroquiais, especialmente na catequese e na liturgia. Depois que ingressei na Congregação e direcionando a vida profissional na área da saúde, continuei em sintonia e comunhão com a igreja, pois toda missão que realizo é com a amor pelo reino de Deus, exercendo as obras de misericórdia com os doentes e idosos que são os pobres, a periferia tão necessitada de cuidados.

 

PASCOM: Qual a importância da profissão dos votos perpétuos e o que eles significam na sua caminhada?

 

IC: No próximo dia 18, na minha comunidade natal, vou professar os votos perpétuos diante da comunidade, da Igreja, dizer sim a Deus para a vida toda. Isto é consagrar-se para sempre. E vivenciar a consagração, na Obediência, fazendo a vontade de Deus, com humildade. Na Pobreza, sendo irmã menor semelhante ao Cristo pobre e servindo aos mais necessitados. Na Castidade, amando a Deus com coração indiviso e, por Ele, amando e servindo os irmãos e irmãs. Com maturidade, cada dia frequentar a lição do Evangelho, a exemplo de Maria, que deu e viveu seu sim generoso e fiel a Deus.

 

PASCOM: Qual o lema e a razão?

 

IC: “Não tenhas medo, eu te chamei e estarei sempre contigo” (Is 43,1-5).

 

Esta passagem do profeta Isaías sempre me encantou e, neste momento fundamental do sim para toda vida, esta frase me dá força, me anima e me encoraja, pois é Jesus quem me chamou, é n´Ele que devo confiar, sem ter medo, porque Ele me ama e me dá a certeza de que sempre estará comigo em todos os caminhos e travessias.

 

PASCOM: Para você, qual a maior felicidade que a vida consagrada lhe traz?

 

IC: A maior felicidade que a vida consagrada me traz é poder servir como irmã, estar presente, próxima das pessoas enfermas e idosas que mais precisam de um olhar, da escuta, de carinho, de ajuda. Esta é uma grande missão. Não tem preço que pague a alegria do coração o servir com amor e misericórdia, como nos ensinou nossa Fundadora, Santa Maria Bernarda.

 

Por isso, faço convite às jovens: vocês que estão inquietas por sua vocação, escutem o chamado de Jesus, busquem fazer um acompanhamento vocacional. Venham conhecer as Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora. Deus chama em todas as idades. Venha você também. Vale muito a pena ser Operária do Reino de Deus, ser realizada e feliz, seguindo a Jesus como irmã consagrada. Deus abençoe a todos. Paz e Bem!

 

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Participação: Irmã Cristiane Götz
Foto: Arquivo Pessoal


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2025 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.