Diferentes línguas, cores e expressões. Foi assim, em meio à diversidade cultural, que a Catedral Metropolitana de Passo Fundo acolheu na tarde de domingo, 19, uma missa com a presença dos grupos participantes do XIV Festival Internacional de Folclore. A celebração, motivada pela paz entre os povos, reuniu todas as delegações que participam do Festival em um momento de oração e agradecimento.
Marcada pelo encontro de diferentes culturas, a celebração exaltou a diversidade. Celebrada pelo arcebispo de Passo Fundo, dom Rodolfo Luís Weber, a missa foi construída junto com cada um dos grupos que, em cada momento, rito, leitura ou canto, apresentou à comunidade um pouco da sua cultura e espiritualidade. Apesar dos diferentes idiomas, roupas e formas de expressar sua gratidão a Deus, a proposta de reconhecer a necessidade de paz e harmonia se destacou não apenas entre os grupos participantes, mas por todos os fiéis que lotaram a Catedral para acompanhar de perto a oração universal proposta pelo Festival de Folclore. “O Festival reúne grupos de diversos países e promove o encontro de pessoas desconhecidas, mas, ainda assim, existe um clima de comunhão, festa e alegria. Isso é possível na medida que existe um ponto em comum, um lugar de convergência. O país abre mão de ser o centro para construir algo em comum e mostrar que todos tem mais motivos que unem do que motivos que dividem”, ressaltou o arcebispo que, em sua fala, estimulou a comunidade a pensar na paz e em formas de construir um mundo mais fraterno.
O evento, que reúne grupos de todo o mundo, iniciou na sexta-feira, 17, e segue até o próximo sábado, 25. Além das apresentações no Casarão da Cultura, a programação conta, ainda, com desfiles de rua, oficinas de dança, oficinas de conversação e apresentações em diversos locais da cidade.
Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br