A Comunidade Quilombola da Arvinha, em Sertão, pediu e recebeu apoio do Fundo de Solidariedade, da Arquidiocese de Passo Fundo, para o projeto “Sabor do Quilombo”. O repasse aconteceu no dia 9 de dezembro.
Sabor do Quilombo
A Comunidade Quilombola da Arvinha é formada por 24 famílias, pequenas proprietárias de terra. Com o intuito de melhorar a renda familiar, cinco famílias se desafiaram a buscar outros meios de rentabilidade. E assim, a partir de um financiamento bancário, construíram três estufas, começaram produzir morangos orgânicos, comercializando nas cidades próximas, gerando mais renda e satisfação para os núcleos familiares.
O trabalho está sendo educativo pois visa produzir algo novo, sensível e sem agrotóxicos. Além disso, estão se esmerando na busca de técnicas de manejo da estufa, de escalonamento do plantio, de colheita, de administração dos fertilizantes.
Espírito Solidário
A experiência está numa fase avançada. Os participantes estão satisfeitos com os resultados pois há boa aceitação do produto na região, principalmente pela boa qualidade, por serem bem apresentados e livres dos agrotóxicos.
Além disto, os integrantes fazem doações para algumas instituições como duas creches municipais de Sertão e para crianças que estão em tratamento de câncer. Nos próximos meses, repassarão trinta quilos de morangos para o Hospital Comunitário de Sertão.
As famílias solicitaram apoio a FDS a fim de amenizar a crise pela qual estão passando devido os altos juros do financiamento. Diante da realidade, não estavam conseguindo adquirir suficientemente os produtos que são necessários para a continuidade do projeto.
Representando o FDS no repasse da verba, estiveram no Quilombo da Arvinha, o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Pe. Ivanir Antonio Rampon e o Membro da Cáritas, Luiz Costela. Também estiveram presentes Simone Zanetti, Assistente Social da Cáritas Arquidiocesana e Pe. Darci Treviso, Pároco da Paróquia São José, de Sertão. Todos visitaram uma das estufas e saborearam o “sabor do quilombo”: frutas in natura, torta de morango, suco e Chimia de morango.
Fotógrafo: Simone Zanetti - Cáritas Arquidiocesana
Fonte: Coordenação Arquidiocesana de Pastoral