![]() | ![]() |
“Gosto de ver a santidade no povo paciente de Deus (...). Esta é muitas vezes a santidade ´ao pé da porta´, daqueles que vivem perto de nós e são um reflexo da presença de Deus”.
Papa Francisco, Gaudete et Exsultate, nº 7)
João Maria da Silva nasceu na localidade de Costa do Rio do Erval, interior do Distrito de Bom Recreio, Passo Fundo. Aos dez anos teve que abandonar seus estudos a fim de ajudar seu pai na lavoura e no sustento dos irmãos mais novos. Aos 22 anos casou-se com Antenisca Formigheri da Silva (62 anos de matrimônio). Desta feliz união nasceram 8 filhos dos quais descenderam 13 netos e 8 bisnetos.
Em 1969, quando tinha 33 anos, despertou o seu interesse em se dedicar à vida religiosa comunitária, desejoso de viver intensamente o Evangelho de Jesus Cristo. Decidiu, então, retomar os estudos e assumir a Diretória da Igreja Santa Terezinha, dedicando-se 12 anos neste serviço comunitário. Além de ter zelo pelo templo – instalando, inclusive água e luz – preocupou-se com a vivência comunitária dos irmãos e irmãs de fé.
Seu João queria avançar no conhecimento da fé e decidiu fazer um curso de Teologia para leigos. Tamanho era seu amor à fé e à Igreja que passou a ser chamado “João Padre”. Seu João amava o Evangelho e gostava de repetir a frase de Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida”. Por isso, para colaborar ainda na missão de Jesus, resolveu pesquisar sobre ervas medicinais. O estudo da natureza e seu poder terapêutico para ajudar as pessoas a terem saúde, virou uma verdadeira paixão da sua vida.
O desejo de que o povo brasileiro tivesse saúde pública de qualidade fez com que seu João se tornasse um dos lutadores em defesa da criação e da qualidade do Sistema Único de Saúde. Participava assiduamente de grupos e reuniões em prol da saúde nas entidades da Igreja (Pastoral da Saúde, Cáritas), em sindicatos, conselhos paritários e outras organizações. Por anos, coordenou e fez parte da coordenação geral da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Passo Fundo. Ajudou a fundar grupos da Pastoral da Saúde em diversas comunidades. Foi um dos idealizadores do Seminário da Pastoral da Saúde em parceria com a Itepa Faculdades (evento que continua acontecendo). Fez de sua propriedade, um verdadeiro horto de plantas e ervas medicinais.
Muito estimado na Igreja Católica, era amigo de muitos padres, religiosos, seminaristas e outras lideranças eclesiais. Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística, atuava na comunidade e levava Cristo Eucarístico para doentes e idosos. Vivia a espiritualidade eucarística através de suas lutas, da sua bondade, da sua simplicidade, no seu modo de viver a santidade “ao pé da porta”. Educou seus filhos nos valores evangélicos. À noite, rezava com seus familiares, meditando o Evangelho. A presença e a dedicação da esposa foram importantes para que seu João pudesse desenvolver tantas atividades em sua vida.
Nos últimos meses, seu João estava muito doente e recebeu o cuidado cheio de amor e afeto dos familiares. Padres, seminaristas, comunidades se uniram em oração para que Deus acompanhasse o seu João e fortalecesse a família. Hoje, seu João fez a passagem desta vida na esperança de viver a Vida Plena de ressuscitado em Cristo Jesus, a quem tanto amou e serviu. O velório está acontecendo na Capela Santa Terezinha do Bom Recreio, Passo Fundo. O sepultamento será amanhã, 22 de novembro, às 14h30min, no cemitério daquela comunidade. A Arquidiocese de Passo Fundo agradece e louva a Deus porque o seu João foi um “reflexo de Deus” nesta Igreja particular.
Àquele que disse “Eu estava doente e cuidaste de mim” receba o seu João no Reino que o Pai nos preparou...