Arquidiocese

06.Ago - Encontro pelo dia do padre
Encontro pelo dia do padre

Existe um dia para tudo. Tem o dia das mães, dos pais, dos professores, das crianças... Mas também tem um dia para lembrar dos padres. E a data em que comemoramos o dia deles é a festa litúrgica do padroeiro São João Maria Vianey, a 4 de agosto.

Em nossa arquidiocese a confraternização pelo dia dos padres aconteceu na segunda-feira, dia 05 de agosto, nas dependências do Santuário e Seminário Nossa Senhora Aparecida, e contou com a participação do arcebispo Dom Rodolfo, dos padres diocesanos e religiosos padres, que atuam nas paróquias, dos seminaristas e equipe de colaboradores do seminário.

Além do clima fraterno, o dia contou com uma pequena romaria até o altar monumento. Os presbíteros rezaram agradecendo pelo dom da vocação e pela ação evangelizadora realizada na arquidiocese. Ao final da oração, o reitor do santuário, Pe Eberson Fontana, rezou a consagração a Nossa Senhora Aparecida em nome de todos os presbíteros.

Outro momento importante do encontro foi a concelebração da santa missa presidida por Dom Rodolfo. Na homilia o arcebispo ressaltou a liturgia diária como um processo seguro de formação espiritual, a importância do serviço à verdade, a exemplo do profeta Jeremias, e do apelo sempre atual de Jesus: “dai-lhes vós mesmos de comer”. Dom Rodolfo ainda observou o testemunho de São João Maria Vianey que, em seu tempo, dedicou-se humildemente ao atendimento das pessoas, e foi um santo porque fez bem o seu papel como pároco, quando a realidade social e religiosa já não tinha mais nenhum valor ao ministério do padre, o “Cura D’ Ars” realizou um processo pastoral e evangelizador muito simples, mas transformador.

O encontro seguiu com a convivência, o almoço preparado com muito carinho pela equipe de colaboradores do seminário e a certeza de que os padres são portadores de uma grande missão.

Pe. Mateus Danieli - coordenador da Pastoral Presbiteral

Fonte: ASCOM - Elisabete Gambatto