No domingo (17), nas dependências do Santuário Nossa Senhora Aparecida, aconteceu o encontro de formadores, formandos e formandas promovido pelo Serviço de Animação Vocacional da Arquidiocese de Passo Fundo. O objetivo do encontro foi proporcionar aos jovens que já estão no processo formativo à vida religiosa consagrada e ao ministério presbiteral um momento de oração, estudo e convivência. Também para celebrar o 3º Ano Vocacional do Brasil que tem como tema: “Vocação: graça e missão” e lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33).
O encontro teve a assessoria do Frei Laércio Duminelli da Luz, pároco de Marau, explanando sobre: “A amargura e a alegria na formação religiosa e presbiteral segundo o Papa Francisco”. Ele elencou atitudes de amargura que atrapalham a vivência da vocação e apresentou caminhos para viver no período da formação como um espaço de amadurecimento e crescimento pessoal.
Além disso, os vocacionados e vocacionadas participaram do sétimo dia da Novena em honra a Nossa Senhora Aparecida em preparação a Romaria Arquidiocesana. Após, num clima festivo confraternizaram como irmãos e irmãos que, mesmo com carismas diferentes, comungam de um mesmo ideal, ou seja, de seguir Jesus, caminho, verdade e vida.
Rezemos a Oração do 3º Ano Vocacional do Brasil:
Senhor Jesus, enviado do Pai e Ungido do Espírito Santo,
que fazeis os corações arderem e os pés se colocarem a caminho,
ajudai-nos a discernir a graça do vosso chamado e a urgência da missão.
Continuai a encantar famílias, crianças, adolescentes, jovens e adultos,
para que sejam capazes de sonhar e se entregar,
com generosidade e vigor, a serviço do Reino,
em vossa Igreja e no mundo.
Despertai as novas gerações para a vocação
aos Ministérios Leigos, ao Matrimônio,
à Vida Consagrada e aos Ministérios Ordenados.
Maria, Mãe, Mestra e Discípula Missionária,
ensinai-nos a ouvir o Evangelho da Vocação
e a responder com alegria. Amém.
Fonte: PADRE ÉRICO MARTINS