Na quinta-feira, dia 29 de junho, representantes das Pastorais Sociais da Arquidiocese estiveram reunidos na Casa de Retiros para refletir sobre a opção preferencial pelos pobres, presente no objeto geral do 18º Plano de Ação Evangelizadora. Foi feito um estudo sobre esta opção de Deus presente nas Escrituras e na história da Igreja. Atualmente temos as Mensagens do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Pobres com uma profunda teologia espiritual sobre a opção cristológica pelos pobres. As Pastorais Sociais estão preparando iniciativas conjuntas para ajudar a Arquidiocese de Passo Fundo a viver esta opção de fé integrante do Evangelho. Pois, “a opção preferencial pelos pobres é parte inerente da fé cristológica” (Papa Bento XVI). Então, se eu sou cristão, necessariamente por crer em Jesus Cristo, é inerente à minha fé a opção preferencial pelos pobres.
Através dos sacramentos, Deus vem a nós! O Novo Testamento das Escrituras nos revela que os pobres se tornam um Sacramento da presença de Deus na história, pois são os portadores do Evangelho. Jesus se identifica com os pobres desde o nascimento e anuncia a libertação aos pobres, retomando a Profecia de Isaías. O projeto programático de Jesus (Lc 4) inclui, já no seu início, de modo preferencial este anúncio aos pobres e os pobres como os portadores deste anúncio. Na cruz nós temos uma identificação absoluta de Jesus com aqueles que o mundo crucifica, os pobres, os oprimidos, os sofredores.
No Antigo testamento a existência de pobres é claramente uma quebra da Aliança com Deus, é resultado da injustiça, fortemente denunciada pelos profetas. No Novo Testamento os pobres são sinal de injustiça, mas também uma realidade sacramental, porque Jesus se identifica com os últimos da história e transforma esses últimos em Sacramento para os outros. Então, quando nós dizemos que os pobres são um Sacramento, nós dizemos que nos pobres Deus toca na nossa vida. Quando nós encontramos os pobres e quando nós exercemos a nossa opção preferencial pelos pobres na história é Deus que está transformando a nossa vida.
Fotógrafo: Vatican Media
Fonte: Pe. Daniel Feltes - Articulador das Pastorais Sociais