
O encontro aconteceu no dia 02 de outubro, na cidade de Santa Maria (RS), com a participação dos referenciais das Arquidioceses e da maioria das Dioceses da CNBB Sul 3. O evento foi acolhido por Dom Leomar Brustolin, Dom Nélio Domingos Zortea (Cruz Alta) e o novo bispo referencial dom José Gislon (Caxias do Sul) e coordenado pela Comissão de Educação da CNBB.
Este foi primeiro encontro presencial após o período da pandemia e proporcionou momentos de avaliação, partilhas de experiências e reflexões sobre o pensamento do papa Francisco. Serviu também para delinear perspectivas, compromissos comuns e definir prioridades na missão da Pastoral da Educação em âmbito regional.
Foram definidas duas prioridades para o próximo quadriênio: 1) Trabalhar em todos os níveis o Pacto Educativo Global, assumindo a sinodalidade como prática pedagogica da Pastoral da Educação; e 2) Investir na formação de professores (conteúdos, temas emergentes, metodologia pastoral, espiritualidade e ensino religioso).
Da nossa Arquidiocese, participaram os referenciais da pastoral da educação: o padre Leonardo Foschiera, Gerson Correa e o diácono Silvio A. Bedin.
Fonte: ASCOM - Elisabete Gambatto