A decisão de empreender o itinerário de formação diaconal poder ter origem na iniciativa própria do aspirante ou numa proposta explícita da comunidade à qual o aspirante pertence. Neste sentido, a Coordenação Arquidiocesana de Pastoral e a Coordenação do Diaconato Permanente solicitaram aos párocos e outras lideranças, em julho, que indicassem possíveis nomes de aspirantes ao Diaconato Permanente. Houve doze indicações. Os indicados receberam uma visita do Serviço de Animação Vocacional nos meses de outubro e novembro. No dia 26 de novembro, os doze aspirantes foram admitidos para o período do Propedêutico, durante uma reunião que aconteceu na Casa de Retiros, em Passo Fundo.
O período do Propedêutico irá até agosto de 2023. Neste tempo, os aspirantes vão iniciar alguns aprofundamentos sobre a teologia, a espiritualidade e o ministério diaconal a fim de fazer um discernimento vocacional. Haverá encontros de oração, instrução, reflexão e confronto orientados a ajudar na objetividade do discernimento vocacional.
Depois do Propedêutico, os aspirantes que continuarem, ingressarão na Escola Diaconal, assessorada por professores da Itepa Faculdades. Atualmente, a Arquidiocese de Passo Fundo conta com onze Diáconos Permanentes.
Fotógrafo: Coordenação Arquidiocesana de Pastoral
Fonte: Coordenação Arquidiocesana de Pastoral