O terceiro dia da visita Ad Limina Apostolorum dos Bispos do Regional Sul 3 da CNBB, iniciou com a Celebração Eucarística na Basílica de Santa Maria Maior, a primeira igreja, no Ocidente, dedicada a Mãe de Deus depois da proclamação deste dogma. Na ocasião, os bispos rezaram junto à imagem de Nossa Senhora da Paz – imagem lá colocada pelo Papa Bento XV, em 1918, pelo fim da guerra.
Congregação para a Doutrina da Fé
Neste dia 4 de maio, os Bispos do Rio Grande do Sul encontraram-se com os responsáveis pela Congregação para a Doutrina da Fé, a qual tem como Prefeito o Cardeal Luis Francisco Ladaria Ferrer, S.I. Na ocasião, falou-se sobre a importância da formação inicial e permanente e, que atualmente, os cismas na Igreja, nascem quase sempre tendo por protagonistas padres e por carência de formação. Uma preocupação que foi apontada é a da influência dos YouTubers que tantas vezes são um magistério paralelo, e às vezes, fora da comunhão da Igreja.
Secretaria de Estado
Os Bispos do Regional Sul 3 visitaram a Secretaria de Estado do Vaticano, que tem como Secretário de Estado o Cardeal Pietro Parolin. Um dos temas foi o Acordo Brasil-Santa Sé: implementação, dificuldades. Outro assunto foi a democracia, pois em várias partes do mundo vive-se crises democráticas e se aposta no populismo, homens fortes, salvadores da pátria, como solução. Recordou-se que não se pode reduzir a democracia ao evento eleitoral pois, na verdade, é um sistema de valores a serviço e em busca do bem comum.
Foto: Bispos do Regional Sul 3 da CNBB na Basílica de Santa Maria Maior, Roma.
Ver também
Fonte: Coordenação Arquidiocesana de Pastoral