O segundo dia da visita Ad Limina dos Bispos do Regional Sul 3 da CNBB iniciou com a Santa Missa na Basílica de São João de Latrão presidida por Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre. Esta Basílica é considerada a Mãe de Todas as Igrejas, a Catedral de Roma, a Catedral do Papa.
Congregação para os Bispos
Esta Congregação tem a responsabilidade de escolher e acompanhar os Bispos nas Dioceses. De início, os Bispos do Rio Grande do Sul fizeram um breve relato da sua missão episcopal para o Prefeito da Congregação, o Cardeal Marc Quellet. No encontro, foram tratados vários temas: a importância da sinodalidade, a missão que os bispos têm de ajudar na preparação e na escolha de candidatos ao episcopado, o cuidado com os bispos eméritos, a importância do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, a formação permanente dos bispos, a missão do bispo junto ao clero e aos leigos.
Congregação para o Clero
O Prefeito desta Congregação, Dom Lazarus You Heung-sik, fez uma reflexão na qual valorizou a missão dos presbíteros junto às comunidades. Durante o encontro, destacou-se a importância da fraternidade presbiteral, pois há o perigo do isolamento; incentivou-se o cuidado com a formação permanente. As dificuldades que surgirem em relação a missão do clero, precisam ser tratadas com serenidade e não simplesmente postergadas.
Foto: Bispos do Regional Sul 3 da CNBB na Basílica São João de Latrão
Veja também
Fonte: Coordenação Arquidiocesana de Pastoral