O último encontro do primeiro dia da visita Ad Limina, aconteceu na Secretária Geral do Sínodo dos Bispos, com o Cardeal Mario Grech. Nesta reunião, coube a Dom Rodolfo Luís Weber saudar o Cardeal em nome dos Bispos do Regional Sul 3: “Fiz referências há alguns elementos do Documento Preparatório para este Sínodo e também manifestamos nosso desejo de compreender tudo aquilo que a Secretaria Geral do Sínodo está nos colocando.
Também pedimos para que o Cardeal nos falasse sobre uma experiência significativa de uma Igreja Sinodal. O Cardeal respondeu destacando três elementos que faz da experiência sinodal algo muito significativo:
1) Quando o Sínodo é assumido como um acontecimento espiritual, num clima de oração, de aprofundamento da fé. Quando o Sínodo é assumido somente como uma estrutura sociológica, depois do encantamento, vem o desencantamento. Portanto, é muito importante o clima espiritual;
2) a importância da Equipe Sinodal composta por padres, leigos e leigas, religiosas. A Equipe tem uma importância fundamental para o andamento do Sínodo. Desta dependerá, em grande parte a condução do processo sinodal da Igreja;
3) é preciso paciência pois nem todas as pessoas, paróquias, dioceses têm o mesmo ritmo; perseverança pois é preciso insistir na causa, formar e acompanhar; criatividade na busca de métodos mais eficazes e provocativos”.
Foto: Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos
Veja também