No último domingo, 07 de agosto, no Dia do Ministério Ordenado, a Arquidiocese de Passo Fundo celebrou o lançamento do Diretório sobre o Sacramento da Ordem. O lançamento ocorreu de maneira independente, em cada paróquia da Arquidiocese, com a indicação e auxílio de um Ritual, que foi produzido pela Equipe Arquidiocesana de Revisão do Diretório da Ordem.
O documento foi construído a partir da caminhada histórica da Igreja da Arquidiocese de Passo Fundo, em sintonia com a orientações mais recentes da CNBB e do Magistério da Igreja, em especial do Magistério do Papa Francisco.
O novo Diretório sobre Sacramento da Ordem é composto por quatro partes, que contemplam o discernimento vocacional, a formação e os três graus da Ordem.
A primeira parte do Diretório contém orientações sobre o Serviço de Animação Vocacional. Sabemos que tem diminuído o número de ministros ordenados. O despertar vocacional é obra da graça de Deus que atua também através de nossa ação. Por isso, é importante rezar, animar, apoiar, acompanhar os vocacionados. A Igreja particular tem a missão de acompanhar e ajudar no discernimento vocacional.
A segunda parte trata sobre o Diaconato Permanente. Segundo o Diretório, “Na promoção social e na vivência das obras de misericórdia, o diácono assume a opção preferencial pelos pobres, marginalizados e excluídos. Ele é o apóstolo da caridade, envolvido com a conquista da sua dignidade e de seus direitos econômicos, políticos e sociais. Está próximo da dor do mundo”.
A terceira parte reflete sobre os presbíteros, desde o processo de formação inicial no seminário, até a formação permanente e a pastoral presbiteral. Aparece a imagem do presbítero como servidor do Povo de Deus, que caminha junto, como Bom Pastor. A última parte apresenta a missão do Arcebispo, aprofundando sobre a sucessão apostólica, o vínculo da unidade e o necessário ardor missionário que faz parte de sua missão. A última página recorda da presença dos ministros ordenados em nossa vida.
A paróquia São José Operário, de Passo Fundo, foi uma das que esteve envolvida com o Lançamento do Diretório sobre Sacramento da Ordem, o pároco João Foschiera conta que a celebração aconteceu com a participação dos leigos, e combinou muito com a celebração do dia “é um caminho que se faz e depois se cultiva, que é muito importante, isso por si já traz uma motivação para todos como Igreja a também incentivar e rezar, para sempre ter pessoas que se colocam a serviço do Reino de Deus como presbíteros e diáconos”.
Amanda Nascimento
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br