Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Arquidiocese
 
19.Nov - DIÁCONOS PERMANENTES EM ASSEMBLEIA
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
DIÁCONOS PERMANENTES EM ASSEMBLEIA

 

Foi realizado no Instituto São José, em  Santa Maria,  entre os dias 15 e 17 de novembro,  a Assembleia da Comissão Regional dos Diáconos Permanentes  (CRD) do Rio Grande do Sul, congregando representantes das  Dioceses que configuram a Regional Sul 3, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro foi coordenado pela atual diretoria da CRD, sendo assessorado por  dom José Gislon, bispo de Caxias do Sul e referencial dos Diáconos Permanentes e dom Leomar Brustolin, Arcebispo de Santa Maria.  No total, dezoito Diáconos Permanentes e suas esposas, participaram do evento. Representando o colegiado dos Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Passo Fundo, participaram o Diácono Tarso Apolônio Zeni e sua esposa Carmen Béz Zeni.


                O tema abordou a “Missão Diaconal da Igreja contemporânea”, tendo por lema “Avançar para águas mais profundas”. Em sua fala, dom José destacou a   presença dos Diáconos na história da Igreja desde a sua origem apostólica, conforme lemos em Atos dos Apóstolos 6, 1-7, e em outros textos neotestamentários. Nos primórdios da Igreja, até o quinto século,  o Diaconato teve uma atuação destacada, mas depois disso não se tem mais registros da atuação desse ministério ordenado, que desapareceu como estado permanente na caminhada da Igreja. Somente no Concílio Vaticano II (1962-1965)  o Diaconato Permanente foi restabelecido na Igreja. Esse ministério que contempla a ordenação de homens casados continua a crescer na Igreja do Brasil, onde se estima e existência de cerca de 6,2 mil Diáconos Permanentes.


                Dom José deu ênfase ao grande desafio que é evangelizar no mundo urbano e informatizado, salientando que quando a Igreja não ensina o Evangelho, a fé desmorona, a vida perde sentido e a superstição toma conta do Povo de Deus. Salientou que a proclamação do Evangelho não tem fronteiras, que hoje vivemos um analfabetismo espiritual muito grande, perdeu-se o senso do sagrado.  Enfatizou a  importância do cultivo da fé, da vida familiar e espiritual, sem medo. Destacou que a missão diaconal precisa ser assumida  colocando-se a serviço do Povo de Deus,  reunido em comunidades de fé, para ouvir suas dores e anseios, a exemplo do que propõe o Papa Francisco.


                Por sua vez, dom Leomar, salientou que é preciso buscar novas formas de evangelizar, pois as formas antigas já não são atrativas. Que a exemplo do samaritano do Evangelho (Lc 10, 29-37) é preciso saber cuidar das fragilidades e sofrimentos humanos, atendendo às necessidades sociais emergentes nos dias de hoje.


                Em seus grupos de trabalho, os Diáconos compartilharam suas dificuldades e também propuseram novas ações de participação no contexto de uma pastoral de conjunto com os presbíteros, de formação continuada, de se trabalhar de forma harmônica as três dimensões do Diaconato (serviços da caridade, da Palavra e da Liturgia) e de integração em âmbito Diocesano, nas Províncias Eclesiásticas e no Regional. Decidiram agendar para abril de 2025 a Assembleia eletiva, oportunidade em que serão tratadas mais profundamente as questões levantadas no encontro, e serão eleitos os novos dirigentes do CRD.


 

Guaporé,18 de novembro de 2024

Diácono Silvio Antônio Bedin

Diácono Tarso Apolônio Zeni

 

 

 

 

 


Fonte: ASCOM - Elisabete Gambatto

Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2025 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.