Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Arquidiocese
 
08.Abr - Conselho Regional dos Diáconos (CRD Sul 3) realiza assembleia eletiva.
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Conselho Regional dos Diáconos (CRD Sul 3) realiza assembleia eletiva.

Aconteceu nos dias 05 e 06 de abril, a assembleia eletiva dos Diáconos Permanentes do Regional Sul 3. O evento ocorreu no Instituto São José,  em Santa Maria. Estiveram presentes os coordenadores e representantes dos diáconos permanentes de cada diocese. O evento contou com a presença do bispo referencial,  Dom José Gislon.


Em sua fala, Dom Gislon disse que o Concílio Vaticano II  buscou a restauração do Diaconato  com grau próprio na hierarquia da Igreja. O Diácono Permanente, sendo homem casado, precisa cuidar da sua vida familiar, não se fechar ao Espírito Santo, ter participação na vida comunitária. Na missão diaconal, ter o cuidado para que a mensagem do Evangelho não fique esquecida, não ter medo de viver a vocação, não ter medo de dar passos e abrir-se ao  Divino, sempre cuidando para que as preocupações concretas da vida, não ofusquem  a sua vocação e missão.


            Presente também na assembleia, o Pe. Vitor Hugo Possetti, coordenador da causa de beatificação do Diácono João Luiz Pozzobon, explanou a vida e o processo canônico, que se encontra em fase avançada no Vaticano. Disse que Pozzobon foi um homem de oração e um missionário por excelência. Nos seus 35 anos de ministério, calcula-se que caminhou 140.000 kms, visitando famílias pobres, escolas, hospitais e presídios. Teve sempre um cuidado especial com sua família. Solicitou que em nossos encontros façamos oração que que tenhamos o primeiro santo gaúcho.


            A assembleia possibilitou momentos de partilhas entre os presentes, focadas na missão ministerial, bem como tratar de questões institucionais, como a situação financeira do CRD. Ainda fez-se a eleição da direção para o quadriênio (2025-2028), que ficou assim constituída:


Presidente: Diácono Flávio Antônio  – Arquidiocese de Porto Alegre;

Vice-Presidente: Diácono Sávio Eduardo Ferreira – Diocese de Bagé;

Secretário: Diácono Sidnei Luís Bohn Gass – Diocese de Uruguaiana;

Ecônomo: Diácono Tarso Apolonio Zeni – Arquidiocese de Passo Fundo.

 


Fonte: ASCOM - Elisabete Gambatto

Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2025 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.