Aconteceu nos dias 05 e 06 de abril, a assembleia eletiva dos Diáconos Permanentes do Regional Sul 3. O evento ocorreu no Instituto São José, em Santa Maria. Estiveram presentes os coordenadores e representantes dos diáconos permanentes de cada diocese. O evento contou com a presença do bispo referencial, Dom José Gislon.
Em sua fala, Dom Gislon disse que o Concílio Vaticano II buscou a restauração do Diaconato com grau próprio na hierarquia da Igreja. O Diácono Permanente, sendo homem casado, precisa cuidar da sua vida familiar, não se fechar ao Espírito Santo, ter participação na vida comunitária. Na missão diaconal, ter o cuidado para que a mensagem do Evangelho não fique esquecida, não ter medo de viver a vocação, não ter medo de dar passos e abrir-se ao Divino, sempre cuidando para que as preocupações concretas da vida, não ofusquem a sua vocação e missão.
Presente também na assembleia, o Pe. Vitor Hugo Possetti, coordenador da causa de beatificação do Diácono João Luiz Pozzobon, explanou a vida e o processo canônico, que se encontra em fase avançada no Vaticano. Disse que Pozzobon foi um homem de oração e um missionário por excelência. Nos seus 35 anos de ministério, calcula-se que caminhou 140.000 kms, visitando famílias pobres, escolas, hospitais e presídios. Teve sempre um cuidado especial com sua família. Solicitou que em nossos encontros façamos oração que que tenhamos o primeiro santo gaúcho.
A assembleia possibilitou momentos de partilhas entre os presentes, focadas na missão ministerial, bem como tratar de questões institucionais, como a situação financeira do CRD. Ainda fez-se a eleição da direção para o quadriênio (2025-2028), que ficou assim constituída:
Presidente: Diácono Flávio Antônio – Arquidiocese de Porto Alegre;
Vice-Presidente: Diácono Sávio Eduardo Ferreira – Diocese de Bagé;
Secretário: Diácono Sidnei Luís Bohn Gass – Diocese de Uruguaiana;
Ecônomo: Diácono Tarso Apolonio Zeni – Arquidiocese de Passo Fundo.
Fonte: ASCOM - Elisabete Gambatto