Em entrevista, padre Ivo Antônio Pretto, fala sobre sua trajetória de vida e os 50 anos de Ordenação Sacerdotal.
Sou padre Ivo Antônio Pretto, pároco de Serafina Corrêa. Nasci no dia 07 de março de 1943 em Itapuca, Anta Gorda RS. Minha família é numerosa. Somos 13 irmãos e irmãs. Desses, dois se tornaram sacerdotes (Pe Ivo e Pe Hermilo) e duas se tornaram religiosas (Ir Adyles e Ir Irma). Mamãe foi a nossa Catequista lá em casa e a única catequista da Paróquia para, aproximadamente, 60 crianças. A Catequese era ministrada diariamente na família e, aos domingos à tarde, na Igreja Matriz. Papai era o nosso professor na família. Diariamente, à noite, o pai acompanhava a revisão dos conteúdos escolares, orientava na preparação dos temas de casa e fazia exercícios de leitura e de matemática.
Minha vocação nasceu junto a Nossa Senhora de Lourdes, na Gruta de Itapuca. Estando eu muito doente, o pai e a mãe foram a pé até a Gruta (3 quilômetros e meio) e, pela intercessão de nossa Senhora de Lourdes, imploraram duas graças: a cura e a vocação. As duas graças foram concedidas.
No dia 28 de fevereiro de 1955, iniciei minha caminhada de seminarista no Seminário São Rafael, em Casca – RS. Estudei nos seguintes seminários: São Rafael, em Casca, Sagrado Coração de Jesus, em Nova Bassano, São Carlos, em Guaporé e João XXIII, em São Paulo, onde cursei a Filosofia e a Teologia. No início do quarto ano do Curso de Teologia, no dia 08 de janeiro de 1972, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Pulador – RS, na cerimônia em que o colega Luiz Batistel foi ordenado Sacerdote por Dom Cláudio Colling, Bispo da Diocese de Passo Fundo, fui ordenado Diácono. Foi um passo importante e decisivo que deu ao último ano do Curso de Teologia um enfoque de mais consciência e maior responsabilidade no cultivo interior.
Fui orientado a escolher um lema para a vida sacerdotal. Ciente de que, como sacerdote, eu iria representar Jesus junto ao povo de Deus, escolhi o lema “Eu vim para amar e servir”. Minha Ordenação Presbiteral aconteceu em 17 de dezembro de 1972, na Paróquia São Pedro, em Encantado, onde moravam meus familiares. Como padre, trabalhei 21 anos como professor e educador, em cinco Seminários da Congregação dos padres Missionários de São Carlos, Scalabrinianos, três anos na Coordenação das Rádios da Congregação, seis anos na administração da Província de São Pedro, três anos como Diretor do Recanto São Carlos, em Guaporé, cinco anos como vigário Paroquial de Campos Novos, Santa Catarina, 09 anos como pároco de Guaporé e 9 anos como pároco de Serafina Corrêa.
Em meu ministério, dei particular atenção à minha formação permanente, à Causa Vocacional da Igreja, à juventude, à Catequese e à formação de lideranças cristãs. Meu ministério sacerdotal sempre esteve alicerçado no amor a Deus que me chamou e em meu lema sacerdotal “eu vim para amar e servir”. Ao celebrar meus 50 anos de vida sacerdotal, só posso dizer “GRATIDÃO”. Gratidão a Deus. Gratidão ao pai e à mãe, gratidão a toda a minha família, gratidão aos padres professores e educadores que lançaram em minha cabeça e em meu coração sementes preciosas de fé, de cultura, de responsabilidade e de compromisso. Gratidão aos meus colegas de caminhada com os quais partilhei momentos doces e agradáveis e momentos azedos e desafiadores. Juntos lutamos, sofremos e juntos nos tornamos vitoriosos.
Gratidão aos sacerdotes, colegas de trabalho, nos Seminários e nas Paróquias, gratidão às lideranças leigas que colaboraram comigo nos Seminários e nas Paróquias, gratidão às pessoas e às famílias que me compreenderam, me acolheram, me amaram e concretizaram em minha vida a promessa do cêntuplo que Jesus me fez.
Celebrar 50 anos de vida sacerdotal é uma conquista, mas não é minha meta final. Essa se concretizará nas palavras da promessa de Jesus “no amanhã tereis a vida eterna”. Com meu lema “eu vim para amar e servir”, continuarei com o pé na estrada em minha missão de evangelizar e de representar Jesus nos trabalhos que me forem confiados, até o chamado do Pai para retornar aos seus braços amorosos. Com o coração agradecido, deixo a todos um abraço amigo e votos de um Natal iluminado e um Ano Novo com a certeza da presença amiga do Menino Deus do Presépio.
A Arquidiocese de Passo Fundo, parabeniza o Padre Ivo pelo intenso e fecundo sacerdócio, uma vocação que se renova a cada dia. Que o senhor continue sendo um fiel mensageiro da Palavra de Deus e que Ele lhe dê sempre muita força, saúde e coragem para que possa continuar atuando no ministério que lhe foi designado!
Fonte: Assistente de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo