Na manhã desta Quarta-Feira de Cinzas, 17, foi celebrado o Lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 em todo o Brasil, neste ano a Campanha tem o tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”. A Arquidiocese de Passo Fundo realizou uma coletiva de imprensa com os veículos de comunicação local, onde o arcebispo Dom Rodolfo Luís Weber, o coordenador arquidiocesano de pastoral Pe. Ivanir Rampon, o pastor da Igreja Luterana Pr. Adélcio Kronbauer e a Prof. Selina Dal Moro apresentaram a visão e reflexões propostas pela CF 2021.
A CFE 21 acontece durante a Quaresma e é uma forma de preparação para a Celebração da Páscoa. Durante quarenta dias os cristãos são chamados a estudar, iluminar a nossa realidade e rezar a frase: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”, ela convida as comunidades de fé e as pessoas de boa vontade a pensarem, avaliarem e identificarem caminhos para superar as polarizações e as violências através do diálogo amoroso, testemunhando a unidade na diversidade.
Objetivos específicos da Campanha da Fraternidade 2021
1) redescobrir a força e a beleza do diálogo como caminho de relações mais amorosas;
2) denunciar as diferentes violências praticadas e legitimadas indevidamente em nome de Jesus;
3) comprometer-se com as causas que defendem a casa comum, denunciando a instrumentalização da fé em Jesus Cristo que legitima a exploração e a destruição socioambiental;
4) contribuir para superar as desigualdades;
5) animar o engajamento em ações concretas de amor ao próximo;
6) promover a conversão para a cultura do amor, como forma de superar a cultura do ódio.
7) fortalecer a convivência ecumênica e inter-religiosa;
8) estimular o diálogo e a convivência fraterna como experiências humanas irrenunciáveis, em meio a crenças, ideologias e concepções, em um mundo cada vez mais plural;
9) compartilhar experiências concretas de diálogo e convívio fraterno.
A Campanha da Fraternidade Ecumênica
Neste ano a Campanha da Fraternidade tem o diferencial de ser ecumênica, portanto, além da Igreja Católica, também estão fazendo parte a Aliança de Batistas do Brasil, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissões Luterana no Brasil, Igreja Presbiteriana Unida e Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, que juntas se tornam o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC).
Esta é quinta edição ecumênica da campanha, que congrega diversas denominações cristãs com o objetivo de valorizar as riquezas em comum entre as igrejas. Desde 2000, a campanha abordou os seguintes temas: 2000 – “ Dignidade humana e paz” e lema “Novo milênio sem exclusões”; 2005 – “Solidariedade e paz” e lema “Felizes os que promovem a paz”; 2010 – “Economia e Vida” e lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”; 2016 – “Casa Comum, nossa responsabilidade” (tratou do meio ambiente e saneamento básico) e lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”.
Compromissos das Igrejas integrantes do CONIC:
a) promover o diálogo ecumênico;
b) respeitar a convivência inter-religiosa;
c) superar violências religiosas e entre Igrejas, inclusive valorizando as tradições espirituais indígenas;
d) superar as violências religiosas contra as mulheres e valorizar a atuação feminina nas Igrejas, uma vez que houve processos de “invisibilidade” do protagonismo das mulheres;
e) cuidar da casa comum, denunciando as agressões e valorizando as experiências positivas de cuidado. Neste sentido, precisamos reforçar a atuação para defender o direito básico por água potável e por saneamento básico – a água não pode ser mercadoria e nem privatizada, pois é bem comum, é sagrada, é fonte de vida – como celebramos em nossas liturgias.
Amanda Nascimento
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br