Depois de dez anos, os padres Oblatos de São Francisco de Sales retornam a Arquidiocese de Passo Fundo: no último domingo, 02, as quatro comunidades do Bairro Santa Marta – pertencentes à paróquia São Judas Tadeu, em Passo Fundo, – acolheram, em uma Celebração Eucarística, os padres Paulo Rodrigues dos Santos e René Guerrier, vigários paroquiais que assumem a ação pastoral no bairro.
Gratidão e acolhimento
A Congregação já esteve presente na Arquidiocese e atuou, justamente, na mesma região da cidade. A missão na Santa Marta foi encerrada a partir da ausência de vocações sacerdotais para dar continuidade ao trabalho. Agora, dez anos depois, a Congregação envia dois novos padres para que possam, mais uma vez, atuar no bairro e colaborar com a evangelização e ação pastoral da paróquia São Judas Tadeu – que terá, como pároco, a partir do dia 22 de fevereiro, o padre Jorge Hahn. Em sua homilia, dom Rodolfo Luís Weber, arcebispo de Passo Fundo, demonstrou gratidão à Congregação pela missão assumida e acolheu os novos padres com alegria. “Celebramos a graça e a alegria do retorno dos Oblatos de São Francisco de Sales. Esse é um momento bonito de evangelização da cidade, especialmente da Santa Marta. É momento de agradecermos profundamente a presença dos Oblatos em nossa Arquidiocese”, iniciou.
Dom Rodolfo complementou, também, destacando a missão do padre de ensinar, de falar da Palavra de Deus e de orientar a comunidade. “O pastoreio é uma questão de abraçar a causa que Cristo abraçou e esta é a missão dos padres Oblatos por aqui: ir à frente, estar junto e estar atrás da comunidade. Que a presença deles seja uma bênção em nossa Arquidiocese”, complementou.
Missão junto à comunidade
Em sua fala, ao fim da missa, padre Paulo destacou a alegria da Congregação em poder voltar à Arquidiocese. Também, o padre enfatizou o desejo de trabalhar em comunidade. “Estamos muito felizes em poder trabalhar junto com a comunidade, é uma alegria poder estar aqui de novo. Somos Igreja em todos os lugares e vamos trabalhar em unidade. Vamos caminhando juntos e trabalhando juntos”, destacou o padre.
Saiba mais sobre os padres Oblatos
Os Oblatos de São Francisco de Sales são uma Congregação Religiosa masculina de irmãos e padres fundada na França, em 1875, pelo padre Luis Brisson, sob a inspiração da Madre Maria de Sales Chappuis e dedicada a viver e divulgar o espírito e carisma de São Francisco de Sales no meio do mundo. O termo "oblato" deriva da palavra “oblação”, que quer dizer, entrega, doação - à semelhança do pão e o vinho que ofertados se tornam o próprio Cristo.
Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br