Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Arquidiocese
 
13.Mar - ARQUIDIOCESE DE PASSO FUNDO REALIZA ASSEMBLEIA PARA APROVAÇÃO DO 18º PLANO DA AÇÃO EVANGELIZADORA
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
ARQUIDIOCESE DE PASSO FUNDO REALIZA ASSEMBLEIA PARA APROVAÇÃO DO 18º PLANO DA AÇÃO EVANGELIZADORA

 

No dia 11 de março foi realizada a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, com a presença de 140 pessoas. Conforme do Diretório sobre a Assembleia participam dela:


1. O arcebispo;

2.Todos os presbíteros diocesanos e religiosos, com provisão pastoral na Arquidiocese;

3. Todos os Diáconos Permanentes;

4. Os Superiores das Congregações Religiosas, com sede na Arquidiocese;

5. A coordenação da Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB – núcleo da

Arquidiocese de Passo Fundo;

6. Os leigos Coordenadores dos Conselhos de Pastoral Paroquial de todas as paróquias:

7. Os Coordenadores de Pastorais e organismos em nível arquidiocesano.

8. Coordenadores de Movimentos e Grupos organizados em nível arquidiocesano;

9. O coordenador da comunidade dos seminaristas;

10. Convidados do arcebispo.


O objetivo da Assembleia foi a aprovação do 18º Plano Arquidiocesano da Ação Evangelizadora para o período de 2023-2026. Este Plano estava previsto para ser aprovado em 2020, mas a pandemia obrigou mudanças profundas e seu adiamento.


A assembleia teve início às 8:30, com a acolhida aos participantes, a seguir foi feita a oração inicial a partir de Atos 2,42 que relata que os primeiros cristãos se fundamentavam em quatro pilares: da Palavra, do pão, da caridade e da missão.


Na saudação do Arcebispo Dom Rodolfo Luís Weber deu as boas vindas aos participantes e lembrou que uma Assembleia na Igreja tem características diferentes de outras instituições. A Assembleia não vota a finalidade da instituição, mas deve responder à missão confiada à Igreja por Jesus Cristo. A missão é evangelizar. Também lembrou a exortação do Papa Franscisco na Evangelli Gaudium que a Igreja precisa de evangelizadores com Espírito, que tenham paixão por Cristo e pelo Povo de Deus.


Após, o Coordenador de Pastoral Pe. Ari Antonio dos Reis apresentou como aconteceu o processo de construção do Plano de Pastoral em elaboração, que foi encaminhado para uma leitura e estudo prévio. Dividiu-se então os presentes em pequenos grupos a fim de discutir o texto e apresentar sugestões. Foram 12 grupos de trabalho em torno dos pilares sugeridos no pré-projeto. Cada grupo teve um relator para sintetizar as observações.


Na parte da tarde, o momento foi de partilha das sugestões vindas dos grupos de debate, na intenção de possibilitar uma construção coletiva das propostas de ação evangelizadora. Após ouvir os relatores, fez-se a votação de aprovação.


Na alegria de poder sonhar juntos com aqueles que querem andar no caminho sinodal, motivou os participantes a retornarem as suas comunidades animadas pelo testemunho de Jesus Cristo, iluminados pela intercessão da Mãe Maria e pelo espirito de missão permanente.

 

 


Fotógrafo: Ascom

Fonte: ASCOM - Elisabete Gambatto

Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2025 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.