Nesse domingo, dia 19 de fevereiro, o diácono Joelmar de Souza recebeu o segundo grau do sacramento da Ordem pelas mãos de Dom Rodolfo Luís Weber, arcebispo metropolitano de Passo Fundo. A igreja matriz Nossa Senhora do Rosário, em Serafina Corrêa, acolheu diáconos, presbíteros, religiosos (as), familiares e amigos para a celebração de recepção do ministério presbiteral de Joelmar.
A ordenação presbiteral de Joelmar, marca um momento muito importante para a Igreja Arquidiocesana: a acolhida de um novo padre. Joelmar escolheu como lema o que São Paulo afirma em sua Carta aos Romanos: “Vivei segundo o Espírito” (Rm 8,4). Este lema brotou de uma análise de sua vida e de um processo de conversão de sua espiritualidade. Nesse sentido, “o lema expressa o compromisso de viver segundo o Espírito de Deus, segundo o Espírito de Jesus. Segundo aquele Espírito que nos faz ser um sinal de Sua presença neste mundo; que nos faz rejeitar o “mundanismo espiritual” que nos lança para o indiferentismo, para a autor realização, para o consumismo, para o endeusamento do mercado e do dinheiro, para o desejo de ter mais, para o hedonismo, enfim, para a busca pelo poder”.
A equipe do Serviço de Animação Vocacional - Arquidiocese de Passo Fundo/RS, na semana que antecedeu a ordenação presbiteral, fez um intenso trabalho vocacional na comunidade. Inspirados pela vivência do 3° Ano Vocacional do Brasil que tem como tema "Vocação: graça e missão" e lema: "Corações ardentes, pés a caminho". Sobre esses momentos, relata a Ir. Lenice Rebelato, ND: “a semana vocacional em preparação a ordenação ao diácono Joelmar, foi especial. Como parte das atividades do ano vocacional, foi um tempo de vivenciar uma Igreja em saída, como nos diz o Papa Francisco. Entre as atividades realizadas destaco as visitas às famílias. Fomos ao encontro das pessoas em suas casas que aguardavam com muita expectativa a visita. Chegar nas casas, foi um chegar no coração das pessoas que expressavam a alegria pela visita, também expressavam suas dores, esperanças, desafios enfrentados e como Deus foi se manifestando ao longo da vida. Com tudo a fé foi e continua sendo o sustento da vida, mas essa fé precisa ser renovada, e esses momentos aproxima as pessoas da Igreja e da comunidade. Evangelizamos e saímos evangelizados. ”
Padre Joelmar de Souza celebrará sua primeira missa na quarta-feira 22 de fevereiro as 15h no Santuário Nossa Senhora do Rosário de Serafina Corrêa. Depois disso, seguirá para a missão de vigário paroquial da paróquia São Vicente de Paulo em Passo Fundo.
Fotógrafo: Ascom
Fonte: ASCOM - Elisabete Gambatto