Nesta quinta-feira, 03, a Igreja celebra a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, popularmente conhecida como Corpus Christi. A celebração, que enfatiza a presença real de Jesus Cristo no Sacramento da Eucaristia, envolve as paróquias da Arquidiocese de Passo Fundo com o objetivo de recordar o ato de doação e entrega de Cristo. Na Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Passo Fundo, a missa acontecerá em três horários: 09h, 15h e 18h.
Orientações
A pandemia, pelo segundo ano consecutivo, restringe as medidas que devem ser tomadas durante esta data. O arcebispo Dom Rodolfo Luís Weber enfatiza que as causas externas alteram o modo de celebrar, mas não diminuem a importância da solenidade.
Ele também explica que para permitir uma maior e mais segura participação dos fiéis no atual contexto as paróquias foram orientadas a oferecer mais horários de missa, campal, etc.
Os fiéis também são para ofertarem alimentos para serem distribuídos na própria paróquia ou destinados a paróquias que tem mais necessidade. Esta ação está em sintonia com as programações da 6ª Semana Social Brasileira e a CNBB Nacional e Regional.
Para mais informações a comunidade pode entrar em contato com as paróquias através das Secretarias Paroquiais.
Significado
A expressão Corpus Christi vem do latim e significa Corpo de Cristo. Durante a última ceia Jesus pediu que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue. "O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente".