Procurando estimular boas práticas alimentares, mudanças de hábitos e, também, uma reeducação alimentar que traga benefícios para consumidores e produtores, a Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo desenvolve diferentes atividades voltadas para a experiência das comunidades. Uma dessas atividades, por exemplo, proporciona oficinas de alimentação saudável, assessorada por bolsistas do curso de Nutrição da Universidade de Passo Fundo. A última atividade, desenvolvida no dia 11 de julho, envolveu o grupo paroquial do bairro Vera Cruz.
Em busca da alimentação saudável
Os diferentes grupos que são acompanhados pela Cáritas Paroquial foram envolvidos em práticas que, através da orientação das bolsistas Fabiane Caraça e Roberta Forte, possibilitaram que os participantes reconhecessem experiências saudáveis. "Fzer parte deste projeto nos desafia ao contato direto com as comunidades. Estar presente nessa comunidade, conversando sobre os dez passos para uma alimentação saudável com a confecção de alguns pratos, nos faz apreender ainda mais, nos faz querer estar cada vez mais envolvida nesse trabalho, é gratificante", comentam as bolsistas.
O pensamento vai ao encontro de quem participa da atividade. Para Ana Casteli, coordenadora da equipe paroquial, o aprendizado é essencial para o bem estar. "A oficina foi muito proveitosa, aprendemos como nos alimentar melhor, aproveitando as opções de produtos naturais que nos são oferecidos e que por vezes temos em casa e não sabemos como utilizar. Precisamos nos habituar com essa alimentação" destaca e acrescenta, ainda, que a atividade foi, também, oportunidade de troca de experiências e convivência entre os grupos de mulheres acompanhados.
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Fonte: Comunicação Cáritas Arquidiocesana