Celebração envolverá, neste domingo, 4, as catequistas de toda a Arquidiocese
Responsáveis por orientar, aconselhar, ensinar e acompanhar crianças e adolescentes no caminho de encontro com Deus, os catequistas são figuras essenciais no fortalecimento da fé católica. Na Arquidiocese de Passo Fundo, os cerca de 2000 catequistas que trabalham nas 53 paróquias, se preparam para iniciar mais um ano de entrega à missão recebida: no domingo, 04, na Catedral Metropolitana de Passo Fundo, dom Rodolfo Weber, arcebispo, presidirá a celebração de abertura do Ano Catequético na Arquidiocese. A missa, que é aberta à comunidade, tem início às 15h.
Prioridade: Iniciação à Vida Cristã
Durante a celebração, a comunidade poderá entrar em contato com a Iniciação à Vida Cristã - prioridade assumida pela Igreja de uma forma geral – processo que é fortemente vinculado à catequese e que compreende o crescimento na fé de forma gradual e permanente. “A Iniciação Cristã transforma a fé inicial em uma fé progressivamente adulta, cada vez mais convicta e comprometida”, explica Mirte Santina, coordenadora arquidiocesana de catequese. “Neste processo se fortalece o encontro pessoal com Jesus e com o Evangelho. A nossa Igreja Arquidiocesana está vivendo este processo e, por isso, a catequese também faz essa caminhada”, complementa.
E é justamente buscando evidenciar esse processo de Iniciação à Vida Cristã, que será celebrada a abertura do Ano Catequético. “Com alegria iniciamos um novo ano catequético. Queremos tornar célebre este momento, este novo início, celebrando o Mistério Pascal de Cristo em comunhão, em unidade com toda a Arquidiocese. Com esta celebração vamos acolher o mandato de Cristo e da sua Igreja, para a missão de catequizar, de anunciar e tornar conhecido o nome de Jesus e seu Evangelho, através do processo de Iniciação à Vida Cristã. Da celebração partimos para a missão”, enfatiza Mirte que explica, ainda, que tanto a celebração quanto o próprio trabalho realizado durante o ano estará em sintonia com o Ano do Laicato que tem como tema “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14) e está sendo vivenciado pela Igreja até novembro deste ano.
Testemunho
Depois da celebração eucarística, os catequistas vão participar de um momento de espiritualidade e motivação com a orientação da Irmã Edir Freitas. Ela, que vai dar o seu testemunho de vivência na caminhada catequética, atuou com dom Rodolfo em Cristalândia, e vem realizando um intenso processo de Iniciação à Vida Cristã. Ainda, a Irmã Edir vai orientar as catequistas em momentos de formação nos dias 02 e 05 de março.
Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br