Contribuir para a vivência de uma Igreja em saída, que vai ao encontro dos mais necessitados, a exemplo de Jesus Cristo – necessidade apontada pelo papa Francisco desde o início do seu pontificado –, é uma das principais tarefas desempenhadas pelos leigos dentro da Igreja Católica.
Essa atribuição é cumprida com alegria pelo comunicador Luiz Carlos Carvalho, que atua há 25 anos na Rádio Planalto e é o responsável pela produção e apresentação do programa “Juntos como Irmãos”, que anuncia a Boa Nova através das ondas radiofônicas.
Em uma breve entrevista, o comunicador conta como iniciou o seu envolvimento com a Igreja e como isso se reflete em sua vida pessoal e profissional.
Presença Arquidiocesana: Como começou e o que motivou o seu envolvimento com a Igreja?
Luiz Carlos Carvalho: A minha família é do interior e eu vivi até os 7 anos de idade, em Soledade (RS). A prática religiosa sempre fez parte de nossa caminhada. Nós sempre fazíamos a oração antes de dormir. Pela manhã e à noite se pedia a bênção para os pais. Minha mãe adorava o Papa João Paulo II e o seu quadro estava sempre em local especial na sala de nossa casa. Fiz minha primeira comunhão junto aos Irmãos Maristas, responsáveis pela catequese na Escola Municipal Padre José de Anchieta, do Bairro Jerônimo Coelho, ligada à Paróquia São Vicente de Paulo. Posteriormente, me crismei na capela Nossa Senhora Consoladora do Bairro Hípica, da área da Paróquia São José Operário, com a presença do bispo emérito dom Urbano Algayer.
PA: Atualmente, de que forma você atua como leigo?
LCC: Já em meios aos cursos de Letras e Direito, já presente no rádio, comecei a participar da caminhada do Movimento de Cursilho Jovem, pelo qual tenho um carinho especial. Foi no exato momento em que fui convidado a apresentar pela Rádio Planalto o programa Juntos Como Irmãos, programa tradicional de evangelização, com grande participação das comunidades da cidade e do interior. Como já estava na emissora, integrado às coberturas esportivas e do Departamento de Jornalismo, fui chamado à função, o que serviu de momento especial na carreira. Já são treze anos à frente do programa, que inicialmente era levado ao ar aos sábados e hoje é apresentado diariamente, de segunda a sexta-feira das 12h às 13h. Conto com audiência de todos pelo AM-730 (em breve no FM), pelos aplicativos do smartphone, pelo Portal rdplanalto.com e página oficial de Facebook da Rádio Planalto.
PA: A sua proximidade com a Igreja contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal e profissional?
LCC: Essa proximidade com a Igreja oportunizou grandes passos na minha trajetória, em todos os sentidos. Enquanto ser humano, sempre colhi grandes ensinamentos, que procuro colocar em prática no cotidiano, sobre o valor da bondade, da simplicidade, da solidariedade, da amizade e do amor ao próximo. A fé é a nossa locomotiva diária. Ela nos mostra o bom caminho a seguir, em todos os desafios.
Na caminhada profissional, sigo os mesmos ensinamentos. Fazer comunicação é uma grande paixão, mas também uma atividade que estabelece grande responsabilidade, desde a escolha das palavras para transmitir um fato e como fazer chegada a boa nova a todos os corações. Ligar o microfone para transmitir doces palavras é sempre um momento especial
PA: O que a atuação como leigo representa em sua vida?
LCC: Como leigo, percebo a importância de estar presente na vida da comunidade, participando dos eventos e ações de promoção do ser humano. A participação do laicato é essencial na vida da Igreja, em todos os momentos e eventos. É sempre gratificante viver essa missão com amor, todos os sete dias da semana!
Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br