A fé na intercessão do Servo de Deus Mons. João Benvegnú, é muito presente entre as pessoas de São Domingos do Sul e da Região. Passados 31 anos do seu falecimento podemos notar que a veneração se mantem.
Desde setembro, São Domingos do Sul prepara a primeira Romaria, pós-pandemia, em honra ao Servo de Deus Mons. João Benvegnú. Aproximadamente 600 pessoas estão envolvidas, na realização do evento. Segundo o Pe. Dalci Debastiani, serão harmonizados dois temas e dois lemas para a reflexão. Um dos temas é “Vocacionados à Misericórdia e ao Perdão” em consideração à situação de guerra, de morte, de violência, de ódio e de intolerância que vive o mundo e o Brasil. Assunto este que deseja chamar a atenção para o fato de que todos são chamados à prática da Misericórdia e do Perdão. Quer lembrar também aquilo que Jesus Cristo nos fala na Sagrada Escritura: “Vós Sois Todos Irmãos”. (Mt 23,8). O segundo tema, não menos importante, é o Terceiro Ano Vocacional que a Igreja vive a partir de novembro deste ano, cujo tema e lema é: “Vocação e Missão”, “Corações Ardentes, Pés a Caminho” (cf. Lc 24,32-33).
Programação
A Romaria Vocacional acontecerá em São Domingos do Sul nos dias 7 e 8 de janeiro de 2023, sendo que a mesma será precedida de Tríduo nos dias 4, 5 e 6, sempre às 20 horas. Os temas para as orações e reflexões do tríduo são os seguintes: no dia 04 - Chamados ao amor que constrói pontes; dia 05 - Vocacionados para a cultura do encontro, superando preconceitos; Dia 06 - Chamados a incluir às pessoas para que sejam reconhecidas, valorizadas e amadas. Nos dias da Romaria a programação é a seguinte: Dia 07 - às 09h:30min - Missa das Peregrinações; às 17:00h Missa das Bênçãos e Graças; às 19:00h Oração e Motivação Vocacional; às 20:00h - Missa e Procissão Luminosa. Dia 08 – 7h:30min Missa da Acolhida; 10:00h Missa da Saúde e Pelas Vocações; às 15:00h Missa com Bênçãos Costumeiras do Mons. João Benvegnú.
Fonte: Assistente de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo