Com o lema “Maria, Mãe do Amor, mulher de sabedoria!”, o Santuário de Passo Fundo acolheu a 41ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida neste domingo, 09 de outubro, com a participação de cerca de 110 mil romeiros e mais de 300 voluntários.
A passofundense Marilene Xavier da Rosa, que após muitas graças alcançadas em favor de seus dois filhos, caminhou de pés descalços os sete quilômetros da procissão que ocorre a mais de 40 anos. “O meu filho era para não andar e hoje está curado, minha filha sofreu um acidente muito grande, e no hospital olhei a imagem de Nossa Senhora Aparecida e voltei para ela dizendo que ia seguir ela até o fim da minha vida, de pés descalços. Enquanto existir pernas estarei sempre presente por ela”, disse.
Histórias como a de Marilene são muito comuns nos devotos de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira da Arquidiocese de Passo Fundo, vemos centenas de pés descalços, que não se deixam desamparar pelos machucados que a estrada pode causar.
“O passo final de tudo que fizermos nesta Romaria é voltar para casa com a fé fortalecida, com a fé renovada, este é o grande momento que nós vivemos. [...]. Antes que nós saíssemos de nossas casas e viéssemos aqui pedir, Maria já olhou para seu filho e disse “essas pessoas estão precisando disso, tem carência daquilo, olhe para elas, conceda-lhes um dia especial, olha com amor””, disse Dom Rodolfo, durante sua Homília na Missa campal.
A Romaria foi uma retomada depois de dois anos distanciados da procissão, o reitor do Seminário e do Santuário, Pe. Eberson Fontana explicou que esta volta trouxe muita expectativa por parte do clero, dos voluntários e dos romeiros “esta expectativa esteve presente no olhar, nos gestos, e no que as pessoas iam partilhando como experiência da Romaria. Muitos também colocaram que haviam feito promessas, agradecendo a saúde, pessoas que passaram por muitas situações difíceis durante os momentos da pandemia e que na romaria tiveram a oportunidade de expressar tudo isso”, disse.
12 de outubro
Na quarta-feira, 12 de outubro, o Santuário também contará com programação especial da Romaria. Serão 04 Missas com bênçãos específicas, encerrando com a tradicional benção das crianças, às 16h.
“Durante todo o dia teremos também outras atividades, como bênçãos individuais, orações do terço e outras orações durante os intervalos, entre uma Celebração e outra. Também teremos alimentação e venda de objetos religiosos”, disse Pe. Eberson.
Confira a programação completa:
08h: Missa com benção das famílias
10h: Missa com benção aos jovens
14h: Missa com benção aos idosos
16h: Missa com benção às crianças
Amanda Nascimento
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br