Com o lema “Em tuas mãos, Senhor, para que todos tenham vida”, tirado do Evangelho de João (10,10), a Arquidiocese de Passo Fundo, com todo o Clero, acolheu a Ordenação Diaconal do seminarista Dalcinei Sacheti, na sexta-feira, 30 de setembro, na paróquia Nossa Senhora da Glória, em Carazinho. Diante da família, amigos e da comunidade, o diácono professou sua vontade de viver a vocação e a missão a serviço do próximo.
A Celebração foi presidida pelo arcebispo Dom Rodolfo Luís Weber, e girou em torno do lema escolhido por Dalcinei, com momentos de muita reflexão, doação e agradecimentos entre o vocacionado e a comunidade. Durante sua Homília, Dom Rodolfo explica que “A Igreja vive e existe para os outros, por isso mesmo queremos contigo (Dalcinei), nesta noite nos alegrar, louvar e bendizer o Senhor, mas também permanecer insistentemente em oração, rezar pela sua vida e o seu Ministério. [...]. Tudo que vai acontecer aqui nesta noite vai nos ajudar a entender quem é o Diácono, qual sua missão. Os diálogos que vamos fazer, as orações que serão feitas, tudo isto nos diz quem é o Diácono na Igreja”.
Durante o rito de ordenação, Dalcinei recebeu a túnica, a estola e o Livro dos Evangelhos – símbolos e instrumentos importantes em sua caminhada vocacional. Ainda, ao final da Celebração, se colocou diante do arcebispo e de toda a comunidade, onde reafirmou o propósito de vivenciar a missão.
“O lema que assumo é uma resposta e uma missão, me colocas nas mãos de Deus Javé é uma resposta de confiança, pois sem Ele eu nada seria, por minhas forças não conseguiria trilhar o caminho escolhido. Em segundo lugar representa a missão de lutar pela vida, trabalhar para vê-la florescer em todos os lugares, em todos os seres humanos. A missão que assumo não é minha, nem sou digno dela, mas sinto que é o caminho para minha vida, e sinto que Deus me chama para isso”, finalizou Dalcinei.
Amanda Nascimento
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br