>
>
>
II Seminário Nacional de Teologia Pastoral: desafios eclesiais

II Seminário Nacional de Teologia Pastoral: desafios eclesiais

Finalizou na noite de terça-feira, 22 de agosto, o II Seminário Nacional de Teologia Pastoral da Itepa Faculdades, que abordou

Finalizou na noite de terça-feira, 22 de agosto, o II Seminário Nacional de Teologia Pastoral da Itepa Faculdades, que abordou a temática geral da “Metodologia Pastoral Participativa Sinodal”. O primeiro assessor da noite foi o Pe. Leonardo Lucion Dall´Osto, doutorando em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana e presbítero da Diocese de Caxias do Sul. Pe. Leonardo iniciou sua explanação comentando sobre o Vaticano II, especialmente o fato de que o Concílio recuperou a historicidade da revelação, da salvação, da Igreja e, pela lógica desta historicidade, buscou estabelecer o diálogo com o homem moderno.

A pergunta era “como falar de Deus com o homem moderno?”. O Concílio leva-nos a contemplar Deus na história, como contraponto à uma teologia essencialista e abstrata. Medellin traduz, por assim dizer, o Vaticano II para a América latina, porém, agora a questão é “como falar de Deus neste contexto latino-americano marcado pela opressão, exploração, miséria, pobreza?”. Percebeu-se que esta opressão era resultado de séculos de submissão econômica, política, cultural e religiosa. Como falar da misericórdia de Deus neste contexto? Esta realidade latino-americana é refletida na chamadas Teologias da Libertação. É deste contexto que surgirá o Papa Francisco. Jorge Mario Bergoglio foi formado no “caldo teológico do Vaticano II” e, por isso, pensa “a partir dos sinais dos tempos”. Sua eclesiologia busca: 1) uma “Igreja em saída”, ou seja, que coloque a sua força e energia não a serviço de si mesma, mas para a missão, a meta, o anúncio do Evangelho; uma Igreja que vai para as periferias, pois das “periferias se vê melhor a realidade”; 2) uma Igreja misericordiosa, ou seja, que tenha o olhar de Jesus Cristo. Ele não olha para o mundo com um olhar de condenação, mas de compaixão. A Igreja não deve colocar limites para a misericórdia de Deus, sendo alfândega da graça; 3) uma Igreja sinodal, ou seja, que a nossa identidade batismal é mais importante do que as outras diferenças e todo o poder deve ser um serviço. Toda a organização da Igreja é para servir o mundo, a humanidade e à comunidade eclesial. A Assembleia Eclesial Latino-Americana não nos trouxe um documento, mas “Desafios” ligados às periferias da comunidade eclesial e da sociedade. Entre eles, que a Igreja precisa descentralizar-se, não pode se ensimesmar, não pode continuar vítima do clericalismo, mas assumir a lógica do “serviço”; contemplar Deus nas periferias; dialogar com a realidade a partir da identidade de discípulos missionários de Jesus de Nazaré.


Em seguida o Arcebispo de Passo Fundo, Dom Rodolfo Luís Weber abordou a temática “os caminhos futuros de uma Igreja Sinodal”.

Disse que não podemos idealizar muito, mas manter os pés no chão. O perigo é entrar na lógica do pelagianismo, ou seja, achar que tudo depende de nós… Afirmou que a grandeza de todo o processo sinodal é o próprio processo, a participação. Muitos frutos do Concílio se tornaram realidade, entre eles a sinodalidade e o Papa Francisco traz de volta a temática colocando-a no primeiro plano. Entre os desafios, destacou que estão o de conciliar a verdade e a misericórdia; nutrir-se da liturgia; o diálogo com espírito. Para isto, é preciso uma sadia teologia e valorizar as instâncias de participação, missão e comunhão. Transformar as ideias em ações concretas (praticar as Diretrizes da CNBB e os Planos de Pastoral).


O Diretor da Itepa Faculdades, Pe. Ivanir Antonio Rampon, recordou que este evento esteve em sintonia com o Together – Encontro do Povo de Deus que acontecerá em Roma e em diversas Igrejas locais, bem como com o processo do Sínodo 2021-2024 e, anunciou que a Câmara de Vereadores de Passo Fundo dará um diploma de Honra ao Mérito pelos 40 anos da Itepa Faculdades no dia 25 de setembro, às 15h, na Câmara dos Vereadores. O pedido foi protocolado pela Vereadora Eva Valéria Lorenzato. Por fim, expressou gratidão aos organizadores, apoiadores e participantes do II Seminário Nacional de Teologia Pastoral.

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Itepa Faculdades

07 de novembro de 2025

Itepa Faculdades

04 de novembro de 2025

Destaques, Itepa Faculdades

03 de novembro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.