>
>
>
II Jornada Estadual de Catequese reúne mais de 6 mil participantes

II Jornada Estadual de Catequese reúne mais de 6 mil participantes

Evento aconteceu em Caxias do Sul Com o tema “Palavra de Deus, fonte da catequese!”, e o lema “A Palavra está

Foto da Catedral

Evento aconteceu em Caxias do Sul

Com o tema “Palavra de Deus, fonte da catequese!”, e o lema “A Palavra está perto de ti, em tua boca e em teu coração” (Dt 30,11-14), a Diocese de Caxias do Sul foi sede da II Jornada Estadual de Catequese que, neste domingo, 7, reuniu, nos pavilhões do parque de eventos da Festa da Uva, mais de seis mil catequistas de todo o Estado. A Arquidiocese de Passo Fundo esteve presente através do arcebispo dom Rodolfo Luís Weber e, também, de uma caravana que, organizada pela coordenadora de catequese Mirte Santina, reuniu diferentes paróquias.

Iniciação à Vida Cristã

As atividades iniciaram por volta das 9h, com acolhida e animação, conduzida pelo padre Ezequiel Dall Pozzo. O bispo diocesano de Caxias do Sul, dom Alessandro Ruffinoni, acolheu os participantes e passou a palavra para o arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler, que recordou que o tema da Iniciação à Vida Cristã foi debatido na Assembléia Geral dos Bispos, que aconteceu em Aparecida, na última semana. Logo após, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi acolhida, lembrando os 300 anos de sua aparição.

Formação

Durante a manhã, foram celebrados os ritos do sinal da cruz, entrega da Bíblia, entrega da luz e renovação das promessas batismais. A Jornada também proporcionou três momentos de catequese sobre os tema do Querigma – assessorado por dom Leomar Brustolin -, Mistagogia – assessorado pela irmã Maria Aparecida – e sobre o tema da Missão, conduzido por dom Jaime Kohl.

Integração e espiritualidade

Ao meio-dia, o almoço foi partilhado entre os participantes. Logo após, aconteceu um show do padre Ezequiel Dall Pozzo e sua banda, animando os participantes com músicas gauchescas. As atividades da Jornada foram concluídas com a celebração de uma missa, presidida pelo bispo da Diocese de Pelotas, dom Jacinto Bergmann, referencial da pastoral catequética no Regional Sul 3 da CNBB, com a bênção de envio e a entrega de uma cruz para cada diocese.

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fonte: Pe. Elton Marcelo Aristides | Diocese de Caxias do Sul

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Papa / Vaticano

09 de outubro de 2025

Destaques, Sínodo 2021–2024

06 de outubro de 2025

Destaques, Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança

06 de outubro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.