>
>
>
Igreja no Brasil se mobiliza para a 9ª Jornada Mundial dos Pobres com o tema “Tu és a minha esperança”

Igreja no Brasil se mobiliza para a 9ª Jornada Mundial dos Pobres com o tema “Tu és a minha esperança”

De 9 a 16 de novembro de 2025, a Igreja Católica em todo o mundo celebrará a 9ª Jornada Mundial

De 9 a 16 de novembro de 2025, a Igreja Católica em todo o mundo celebrará a 9ª Jornada Mundial dos Pobres (JMP), com o tema “Tu és a minha esperança” (cf. Sl 71,5). Inspirada pelo convite bíblico à esperança, a iniciativa busca fortalecer o compromisso da Igreja com as pessoas em situação de pobreza, promovendo a solidariedade, a escuta e o encontro fraterno.

No Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora (Cepast), incentiva que dioceses, paróquias e comunidades realizem a Jornada Mundial dos Pobres – não apenas o Dia Mundial, mas oito dias inteiros de mobilização. O objetivo é vivenciar um tempo de oração, convivência e gestos concretos de amor junto aos mais vulneráveis.

Caridade e justiça

A Jornada Mundial dos Pobres é uma oportunidade não apenas para ajudar, mas também para ouvir e aprender com todas as pessoas que foram empobrecidas no processo histórico que empurra, especialmente as pessoas negras e aquelas que vivem nas periferias das cidades, cada vez mais para a exclusão social e econômica.

O Papa Leão XIV faz um convite direto às comunidades católicas: agir de maneira coerente e enfrentar as causas estruturais da pobreza, ressaltando que “ajudar os pobres é uma questão de justiça, muito antes de ser uma questão de caridade”.

Motivados a seguir: orientações pastorais

Comissão preparou um subsídio com orientações pastorais, propostas de ação, a mensagem do Papa Leão XIV para a Jornada e sugestões de vivência comunitária. O material é um convite para que toda a Igreja viva este momento como uma oportunidade não apenas de ajudar, mas também de ouvir e aprender com as pessoas empobrecidas, reconhecendo nelas o rosto de Cristo.

“Para que nossas ações não se limitem apenas ao Dia Mundial do Pobre nós também apresentamos a partir deste documento propostas para o pós-jornada. Contamos com a participação, o envolvimento, com o engajamento de cada um e cada uma, neste momento forte da Igreja, que foi instituído pelo Papa Francisco no fechamento do ano da Misericórdia, em 2016, e segue com o Papa Leão XIV”, destaca a assessora da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora, Alessandra Miranda.

“Aproveitem bastante desse material, organizem sua comunidade, seu grupo, e venham somar nesse grande mutirão, nessa grande Jornada, que o Brasil inteiro, com certeza, vai abraçar mais uma vez”, finaliza a assessora da Comissão Sociotransformadora da CNBB.

Convite à participação

O secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, destaca a importância desta mobilização e convida todo o povo de Deus a participar:

Além das atividades locais, a Comissão incentiva ações de comunicação e mobilização nas redes sociais, com depoimentos, vídeos, campanhas e testemunhos usando as hashtags #JMP2025 e #DiaMundialdosPobres.

Acesse aqui o subsídio.

Por Larissa Carvalho com informações da Comissão para Ação Sociotransformadora CNBB

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Itepa Faculdades

07 de novembro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.