>
>
>
Guaporé recebe curso de formação para Padres Scalabrinianos

Guaporé recebe curso de formação para Padres Scalabrinianos

O Recanto São Carlos, em Guaporé, recebeu, de 12 a 24 de setembro, o Curso de Formação Permanente para os

O Recanto São Carlos, em Guaporé, recebeu, de 12 a 24 de setembro, o Curso de Formação Permanente para os Missionários Scalabrinianos da Região Sul-americana Nossa Senhora Mãe dos Migrantes. Ao todo, 35 missionários carlistas  que atuam no Brasil, Chile, Peru, Uruguai e Paraguai, estiveram envolvidos na iniciativa. O curso, que foi encerrado com Retiro Espiritual, orientado pelo Dom Edson Damian, Bispo da Diocese de São Gabriel da Cachoeira (AM) contou com a presença do pároco de Guaporé, padre Pedro Nierotka, e, também, do padre Eliseu Canalli, vigário da paróquia.

Com o tema “Identidade e Renovação na Vida Religiosa Scalabriniana”, o curso é uma proposta de formação, aperfeiçoamento e atualização para os padres Scalabrinianos. Coordenado pelo Conselheiro responsável da Vida Religiosa, padre Evandro Cavalli, entre os temas abordados, por especialistas diversos, estiveram a análise de conjuntura social e eclesial; relações humanas e vida religiosa; desafios da migração atual; diálogo inter-religioso e estudo dos documentos internos da Congregação.

Ministrado também em outras regiões do mundo, o Curso de Formação Permanente é decorrente do Projeto da Congregação. Neste ano, na Região Sul-americana, que compreende os países do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Peru, a formação foi proporcionada em outras duas datas, além desta: no mês de fevereiro em Buenos Aires, Argentina; no mês de julho em São Paulo, oportunidade em que o padre Pedro Nierotka também esteve presente.

Para o padre Alexandre Biolchi, Vigário Regional da Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes, as dioceses, instituições, empresas e as mais diversas organizações oferecem a seus membros e/ou colaboradores oportunidades de preparo, instrução e desenvolvimento. Assim não é diferente com a Congregação dos Missionários Scalabrinianos. Para ele, todo ensino acrescenta algum tipo de valor ou conhecimento. “Cada um de nós transmite o que carrega dentro de si. Os cursos, retiros, estudos que nós realizamos ajudam, em primeiro lugar, no cultivo e enriquecimento cultural e espiritual em nível pessoal. Mas também qualifica cada um dos participantes para melhor realizar a missão evangelizadora a qual foi chamado, de modo particular e especial junto aos migrantes que são os destinatários do nosso carisma”, concluiu.

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@pastoral.com.br

Fonte: Carla Bagnara

Compartilhe

Notícias mais lidas

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.