>
>
>
Guaporé recebe 8º Encontro Internacional da Juventude Scalabriniana

Guaporé recebe 8º Encontro Internacional da Juventude Scalabriniana

O último encontro aconteceu em Serafina Corrêa e reuniu cerca de 350 jovens A cidade de Guaporé receberá, no mês

Foto da Catedral

O último encontro aconteceu em Serafina Corrêa e reuniu cerca de 350 jovens

A cidade de Guaporé receberá, no mês de maio, a juventude scalabriniana para celebrar, refletir e partilhar experiências: o 8º Encontro Internacional da Juventude Scalabriniana – JUVES – acontece nos dias 5, 6 e 7 de maio, no salão comunitário do bairro Nossa Senhora da Saúde, e reunirá os jovens das paróquias do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraguai. O evento é aberto à participação da comunidade com idade entre 14 e 24 anos e, segundo a organização, pretende ser um dos maiores. As estimativas apontam que cerca de 420 pessoas estejam presentes.

Da reflexão à cultura

A proposta é proporcionar aos jovens três dias de compartilhamento de ideias, aprendizados e atividades de lazer e descontração. A programação apresenta a acolhida aos jovens, momentos informativos com Ângelo Longhi, de Caxias do Sul, que trabalhará o tema “Vós sereis meus amigos se fizerem o que vos mando” (Jo. 15,14), festival cultural com teatro, poesia e músicas, celebração eucarística na Igreja Matriz Santo Antônio presidida pelo bispo Scalabriniano dom Adílson Busin e outras atividades que envolverão os jovens em momentos de formação e partilha. Para o padre Alexandre Biolchi, um dos assessores da JUVES e, atualmente, coordenador da Rede Scalabriniana de Comunicação, a expectativa é grande. “A expectativa é muito boa de participação. Tudo indica que vamos alcançar o projetado em 420 jovens em Guaporé”, colocou.

Envolvimento com a Igreja

Ele acrescentou, ainda, que depois a Jornada Mundial da Juventude realizada no Brasil, em 2013, os jovens passaram a participar mais das ações e eventos promovidos pela Igreja Católica. “Percebemos que há vários anos está havendo uma participação maior da juventude e são inúmeros os fatores, entre eles a presença do papa, em 2013, no Rio de Janeiro. A Igreja está se rejuvenescendo e não é diferente com a juventude scalabriniana. Começamos esse movimento mais continuado em 2007/2008 e cada ano vem crescendo. São jovens que se somam para participar das atividades propostas pela JUVES e, assim, desta forma, esperamos que a presença seja maciça no 8º Encontro Internacional da Juventude Scalabriniana em Guaporé”, enfatiza.

Expressão juvenil

A Juventude Scalabriniana é a expressão jovem do carisma Scalabriniano. Ligada à Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos, a JUVES não se configura como um movimento, mas como uma ação dos Missionários Scalabrinianos, no intuito de acompanhar os jovens que são originários das paróquias atendidas pela Congregação oferecendo formação humana-espiritual a partir dos valores da espiritualidade e do carisma Scalabriniano. A JUVES tem como papel fundamental motivar os jovens a integrar os movimentos ou pastorais juvenis existentes nas paróquias para assim participarem da caminhada eclesial.

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fonte: Rede Scalibriniana de Comunicação

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Papa / Vaticano

09 de outubro de 2025

Destaques, Sínodo 2021–2024

06 de outubro de 2025

Destaques, Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança

06 de outubro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.