>
>
>
Grupo de Mulheres Divino Sorriso transforma realidades no Zacchia

Grupo de Mulheres Divino Sorriso transforma realidades no Zacchia

Marcados como espaços de partilha e conquista de cidadania, os grupos comunitários são contrastes em uma sociedade individualista, que venera

Marcados como espaços de partilha e conquista de cidadania, os grupos comunitários são contrastes em uma sociedade individualista, que venera o capital e valoriza o lucro acima de tudo, até mesmo, do ser humano.

Neste contexto, os grupos de mulheres se tornam ainda mais importantes, especialmente se vistos e vivenciados em suas essências, como locais geradores de vida a partir da amizade, colaboração e entreajuda.

A Cáritas, que aposta na organização destes grupos como caminhos e alternativas para uma transformação social, atua nesta área a mais de 30 anos, motivando e incentivando sua constituição e fortalecimento.

Um dos grupos de mulheres acompanhados pela entidade é o Divino Sorriso. Composto por 20 participantes que vão dos 12 aos 70 anos, o grupo se encontra nas quartas-feiras na comunidade Divino Espírito Santo, no Bairro Zacchia, em Passo Fundo.

A participante Zilmar Maria de Almeida, que participa a sete anos, explica: “Temos costura, pintura, crochê e o mais importante, uma roda de conversa. Costuramos, conversamos, lanchamos e depois vamos embora. É muito bom.” Ela comenta que algumas oficinas são dadas por voluntárias, como a de crochê, por exemplo. Em outras, as próprias participantes compartilham o que sabem: “Na costura a gente se ajuda, cada uma sabe fazer um pouco e vamos repassando”, ressalta.

No grupo sao realizadas oficinas de pintura, croche e costura.

Amábile Scorteganha, bolsista de artes visuais na Cáritas pelo Paidex/UPF, desenvolve oficinas de pintura neste e em outro grupos e relata que a atividade “quer proporcionar a prática aliada a técnicas adquiridas durante o curso. Além de provocar que as participantes também criem suas produções”.

O Divino Sorriso é também uma valiosa alternativa de formação para crianças e adolescentes do bairro, que encontram ali o interesse pelas atividades manuais e ouvem no dia a dia a experiência de vida de cada participante.

“O que mais me realiza no grupo é ver as meninas que até então estavam na rua, sem fazer nada, se interessando e vindo no grupo para aprender alguma coisa: pintar, fazer fuxico, costurar. Hoje em dia as mães não tem tempo para ensinar e aqui elas aprendem. Fico feliz em poder repassar alguma coisa”, salienta Zilmar. A jovem Gislaine Antunes Pedroso, participante do grupo há dois anos, garante: “Eu venho aqui porque gosto de aprender. Gosto de fazer pintura e crochê. Desde pequena eu acompanho a minha tia, que faz artesanato e aprendi vi no grupo posso aprender ainda mais”.

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@pastoral.com.br

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo

www.caritaspf.com.br

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Itepa Faculdades

07 de novembro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.