>
Fundo de Solidariedade

Fundo de Solidariedade

Na Arquidiocese de Passo Fundo, o Fundo de Solidariedade foi criado no ano 2000 e é constituído por 50% dos recursos arrecadados nas 53 paróquias durante a Coleta da Solidariedade, realizada em razão da Campanha da Fraternidade. Desde sua criação, o Fundo apoiou mais de 230 iniciativas, com um investimento total de aproximadamente R$ 536 mil, beneficiando mais de 33 mil pessoas.

O Fundo de Solidariedade atua em toda a Arquidiocese, apoiando projetos nas seguintes áreas:

  • Educação e formação

  • Geração de renda e economia popular solidária

  • Saúde alternativa e preventiva

  • Resgate da dignidade humana

  • Apoio à população em situação de exclusão

  • Meio ambiente e reciclagem

Os recursos são disponibilizados mediante apresentação de projetos com roteiro próprio, que são avaliados tecnicamente e aprovados pelo Conselho do Fundo de Solidariedade. Entre os critérios de aprovação estão:

  • Envolvimento mínimo de três famílias em uma organização coletiva/associativa ou em mutirão

  • Parecer favorável da paróquia ou de alguma pastoral ou movimento social

  • Contrapartida do grupo, como recursos financeiros, mão de obra ou materiais disponíveis

  • Devolução solidária e compromisso com prestação de contas e divulgação

O valor máximo dos projetos apoiados é de até cinco salários mínimos. É importante destacar que, além dos 50% destinados à Arquidiocese, 10% dos recursos arrecadados são enviados ao Fundo Estadual de Solidariedade e 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade.

Saiba mais

Para mais informações, entre em contato com a Cáritas Arquidiocesana:
📞 Telefone: (54) 3045-1262
📧 E-mail: caritas@caritaspf.com.br
🌐 Site: www.caritaspf.com.br/fds/

Compartilhe