>
>
Vocação e missão: Não há vocação sem missão

Vocação e missão: Não há vocação sem missão

A vocação e a missão são realidades existenciais imbricadas de tal forma que é praticamente impossível falar de uma sem

A vocação e a missão são realidades existenciais imbricadas de tal forma que é praticamente impossível falar de uma sem se referir à outra. A vocação é uma relação dinâmica que têm como interlocutores Deus e o ser humano. O dom da vocação é como uma semente que pode germinar no terreno da vida, abrindo-se para Deus e para as outras pessoas, a fim de partilhar o tesouro encontrado. Por isso, a vocação inclui o “envio”. Neste sentido, por ocasião do Dia Mundial das Vocações 2023, o Papa Francisco escreveu: “não há vocação sem missão”.

É maravilhoso descobrir que somos chamados por Jesus Cristo. Esta chamada é graça, é um dom gratuito, que vai provocando respostas. Não é uma chamada estática, mas dinâmica pois nos alcança, por obra do Espírito Santo, de uma maneira sempre nova, iluminando nossa inteligência, infundindo vigor na vontade, fazendo arder o coração.

No entanto, o ardor do peito pode diminuir e os pés podem até abandonar o caminho. Por isso, é preciso cuidar com amor da “plantinha da vocação”. É importante, destarte, o próprio cultivo espiritual tendo a Palavra de Deus como uma fonte copiosa de espiritualidade que fortifica e aquece o coração. Neste sentido, é paradigmática a perícope sobre os discípulos de Emaús.

Depois da morte de Jesus, eles haviam desistido na vocação. Sentiam-se derrotados pois antes apostaram suas vidas no Projeto anunciado por aquele homem que eles “achavam” ser o Messias: o ungido pelo Espírito Santo, para anunciar a Boa Notícia aos pobres, a libertação aos presos, aos cegos a recuperação da vista, a libertação dos oprimidos, o ano da graça do Senhor. A vocação e o projeto espiritual de Jesus de Nazaré havia sido a grande luz da vocação dos discípulos de Emaús. No entanto, a derrota do Mestre crucificado, desmoronou com a vocação: os corações não ardiam, os pés haviam desistido da esperança e do futuro do Reino Deus. A luz apagara-se!

Entretanto, tiveram a graça de serem cuidados por Aquele viandante que deles se aproximou, ouviu o desabafo e a dor da crise vocacional e, que começou a falar de “Jesus” a partir de Moisés e dos Profetas, modificando os corações desanimados e desiludidos. A Palavra libertadora e profética ajudou-os a interpretar a realidade de modo novo. Em seguida, a partir da experiência do “Pão Partilhado”, colocaram os pés a caminho para anunciar que “o Senhor Ressuscitou!”

Também hoje Jesus Ressuscitado caminha com seus discípulos missionários, sobretudo quando se sentem desanimados e frustrados perante as iniquidades que nos rodeiam e tentam nos sufocar: insensibilidade perante a dor, enorme desigualdade social, descuido ambiental, alienação e falta de consciência social, individualismo, idolatria do Mercado, mundanismo espiritual, clericalismo. Ele caminha e quer fazer nosso coração arder e nossos pés se colocarem a caminho para evangelizar até os confins do mundo. E assim, “marcados a fogo por esta missão de iluminar, abençoar, vivificar, levantar, curar, libertar” (EG 273) testemunhamos, por palavras e obras, que Ele Ressuscitou!

Jesus Cristo nos chama a um estilo de vida alegre, acolhedor, comunitário, sinodal, capaz de proximidade, compaixão e ternura em contracorrente à cultura do descarte e da indiferença. Ele nos envia, porém “alguns resistem a provar até ao fundo o gosto da missão e acabam mergulhados numa acédia paralisadora” (EG 81) e missão é – dizia o Servo de Deus, Dom Helder Camara – “mover-se e ajudar muitas outras pessoas a moverem-se no sentido de tudo fazer por um mundo mais justo e mais humano”. “Não deixemos que nos roubem a força missionária!” (EG 109).


Pe. Ivanir Antonio Rampon
Professor da Itepa Faculdades

Compartilhe

Formações relacionadas

09 de janeiro de 2026

08 de janeiro de 2026

02 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.