>
>
Sagrado Coração de Jesus

Sagrado Coração de Jesus

Na sexta-feira, após o segundo domingo depois de Pentecostes, a Igreja celebra a solenidade do Sagrado Coração de Jesus. O

Na sexta-feira, após o segundo domingo depois de Pentecostes, a Igreja celebra a solenidade do Sagrado Coração de Jesus. O Catecismo da Igreja Católica, quando ensina sobre mistério de encarnação, no qual Jesus se faz homem assumindo a condição humana, menos o pecado, fala assim do Coração de Jesus, no número 470. “Jesus conheceu-nos e amou-nos a todos durante a sua Vida, sua Agonia e Paixão e entregou-se por cada um de nós: “O Filho de Deus amou-me e entregou-se por mim” (Gálatas 2,20). Amou-nos a todos com um coração humano. Por esta razão, o Coração de Jesus, transpassado por nossos pecados e para a nossa salvação (Cf. João 19,34), é considerado o principal sinal e símbolo daquele amor com o qual o divino Redentor ama ininterruptamente o Pai Eterno e todos os homens” (Pio XII, Encíclica “Com alegria tirareis águas das fontes da salvação” (cf. Isaías 12,3).

No centro do mistério de Jesus Cristo está a sua paixão, morte e ressurreição. No centro do mistério da sua morte está seu amor, seu coração. Por isso, podemos dizer que a celebração da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus conduz à essência do cristianismo: a pessoa de Jesus, filho de Deus e Salvador do mundo.

O coração na linguagem bíblica e em muitas culturas simboliza o centro vida da pessoa, o fundamento da complexidade das faculdades humanas, energias e experiências. Torna-se o ponto de unidade da pessoa. Além disso, o coração é símbolo da profundidade e autenticidade dos sentimentos e palavras, portanto, a fonte profunda e inesgotável do amor.

O ensinamento do Catecismo, acima citado, sublinha que o amor do Coração de Jesus refere-se ao mistério da Encarnação e da Redenção. O mistério da encarnação nos lembra que Jesus Cristo era verdadeiramente homem, por isso amou as pessoas de forma plenamente humana, da mesma maneira como cada um de nós. O mistério da Redenção acentua o modo divino de amar, que é próprio de Deus, manifesto na obra da salvação.

Jesus, homem perfeito, amou como nenhum outro homem. Na sua escola aprendemos a amar de maneira sempre nova. Seu amor foi vivido, terno e delicado. Seu coração experimentou verdadeiramente sentimentos de alegria e admiração diante da natureza, da inocência das crianças, do olhar de um jovem; sentimentos de misericórdia para com todos os pobres: pecadores, doentes, famílias enlutadas, multidão errante e faminta; sentimentos de amizade para com os apóstolos, Lázaro e suas irmãs; sentimentos de piedade por Jerusalém e por quem o rejeitava e o traiu; de indignidade com quem explorava as pessoas e o templo e os que queriam matar a Ele e arruinar o povo; sentimentos de agonia diante do mistério da cruz.

Mas a revelação mais decisiva e divina do Coração de Jesus foi amor provado ao morrer na cruz para a salvação da humanidade. Não existe outra forma tão suprema de amar que oferecendo a própria vida para que outros tenham vida, às vezes isto requer a morte física.

Finalidade da devoção ao Sagrado Coração de Jesus é conduzir a vida cristã ao essencial, centrar nossa vida e nossa fé no núcleo essencial do cristianismo. O cristianismo é mistério de amor. O autor sagrado, em 1João 4,7-16, resume o essencial: “Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado em nós”. “ Deus é amor”.

No dia seguinte ao Sagrado Coração de Jesus a Igreja convida a celebrar o Imaculado Coração de Maria. Sem dúvida o coração que mais se assemelha ao de Cristo é coração de Maria, precisamente por isso a liturgia nos convida a colocar os dois corações juntos na nossa veneração.

Sagrado Coração de Jesus, fazei nosso coração semelhante ao vosso!

 

Compartilhe

Formações relacionadas

21 de novembro de 2025

21 de novembro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.